top of page

Viajar para a Sérvia em 2019? 10 motivos para visitar o país

Deseja fazer uma viagem incrível em 2019? Então, saiba que viajar para Sérvia pode proporcionar uma experiência única e diversificada para a sua vida.


Afinal, o país tem uma história rica, é cheio de atrações em todas as épocas do ano e oferece aos visitantes uma recepção bem calorosa. A seguir, selecionamos 10 razões para você começar a planejar hoje mesmo sua viagem para a Sérvia!


Templo São Sava, Sérvia
Templo São Sava, um dos maiores símbolos da Sérvia. Imagem: Ligia Gauri


1. A Sérvia é rica em história e cultura


A riqueza histórica e cultural é um dos grandes motivos para viajar para a Sérvia. Aliás, apenas caminhando por algumas cidades o viajante poderá ver ruínas romanas e construções do período medieval.


E, em certos lugares, elas estão juntas, como acontece no Kalemegdan, em Belgrado. Lá funciona um parque, mas o local abriga tanto muralhas do século I que foram erguidas pelos romanos quanto construções dos impérios otomano e austro-húngaro.


A fortaleza de Belgrado.

2. Os monastérios e igrejas são incríveis


As igrejas e os monastérios são importantes para a Sérvia e belíssimos lugares para o viajante conhecer mais sobre o país. Além disso, é uma oportunidade única de aprender mais sobre a religião ortodoxa, praticada pela maioria da população.


Em Belgrado, vale a pena visitar o Templo de São Sava e a Igreja de São Marcos. Já os monastérios mais imperdíveis ficam no sul do país, como o de Gračanica e o de Visoki Dečani — ambos no Kosovo e Metohija. Na região central da Sérvia os mais interessantes são os de Studenica e de Žiča.


Mosteiro de Visoki Dečani.

3. A gastronomia é única


Sem dúvidas, a gastronomia da Sérvia vai te surpreender! São tantos sabores diferentes para experimentar, que certamente deixará você com saudade no fim da viagem.


No café da manhã sérvio, por exemplo, é possível degustar um delicioso e crocante burek, feito com massa philo e recheado com carne, queijo, vegetais ou batata. As refeições do almoço e jantar também são fartas. Alguns dos pratos mais tradicionais são:


· Ajvar — uma pasta feita com pimentão vermelho, tomate e cebola;

· Kajmak — uma espécie de nata salgada e cremosa que acompanha pratos com carnes;

· Turšija — mix de vegetais em conserva;

· Čorba — sopa feita com legumes, carnes, frango ou peixe;

· Sarma — semelhante ao charuto de folha de uva, mas em geral feito com repolho;

· Gulaš — ensopado de carne cozido lentamente na brasa;

· Ćevapčići e Pljeskavica — fazem parte dos pratos do churrasco sérvio e são feitos com carne moída.


Somado a isso, a Sérvia tem uma variedade incrível de frutas e castanhas. Framboesa, cerejas, nozes e avelãs são algumas das especialidades. Se você gosta de bebidas, não deixe de provar rakija, feita geralmente com frutas, como a dunja — típica da região.



Almoço típico da montanha Zlatibor.

4. Abriga a bela capital Belgrado


Belgrado, a capital da Sérvia, será um capítulo muito especial da sua viagem. A cidade é uma das mais importantes da região dos Balcãs e cheia de museus, livrarias, parques, teatros, cinemas, restaurantes, pubs, casas noturnas e seus famosos cafés.


Algumas das atrações de destaque são a Ada Ciganlija e a Praia do Lido. A primeira tem um lago artificial, muita natureza, quadras esportivas e áreas de lazer; já a segunda, localizada no bairro de Zemun, é uma praia bem agradável no rio Danúbio.


Se quiser ver belas paisagens e tirar fotos lindas de toda a cidade, vale a pena visitar a floresta e o parque de Košutnjak.


No mirante de Gardoš, em Zemun.


5. É cheia de atrações de inverno e verão


Uma das características mais legais da Sérvia é que o país se transforma a cada estação do ano. No inverno, dá para curtir as baixas temperaturas e ver o território todo coberto pela neve.


Nessa época, é possível esquiar nas diversas montanhas da região, como Kopaonik e Zlatibor. Se preferir patinar no gelo, as pistas do Hala Pionir e Tašmajdan são ótimas opções.


Por outro lado, durante o verão é o momento ideal para um passeio de barco pelos rios Danúbio e Sava ou mergulhar nas águas próximas às ruínas do forte de Maglič ou em Bački Monoštor.


Esquiando em Zlatar.

6. Tem a 3ª melhor cidade do mundo para visitar em 2019


Além de todos os motivos indicados acima, Novi Sad, uma das cidades mais charmosas da Sérvia, foi considerada a terceira melhor cidade do mundo para visitar em 2019 pelo guia Lonely Planet.


O local tem belas construções características da arquitetura do império austro-húngaro, excelentes ciclovias, uma natureza bem conservada e inúmeras atrações culturais. Aliás, Novi Sad recebe o festival de música Exit, um dos eventos mais populares da Europa.


Explorando a fortaleza de Petrovaradin, em Novi Sad.


7. A natureza dos parques nacionais é exuberante


Quem gosta de natureza ficará impressionado com os exuberantes parques nacionais da Sérvia. Ao oeste do país, por exemplo, fica o Parque Nacional Tara, local que preserva importantes sítios arqueológicos do período neolítico.


Já mais ao norte está localizado o Parque Nacional de Fruška Gora, o mais antigo da Sérvia. A área foi protegida em 1960 e abriga uma série de espécies de plantas e animais em risco de extinção, como a águia imperial oriental.


Mirante no Parque Nacional Tara.

8. Perfeita para quem quer relaxar e descansar....


A Sérvia é um país perfeito para quem gostar de viajar durante as férias para relaxar e descansar. Em geral, as regiões são tranquilas e até nas grandes cidades o trânsito é bem calmo.


Pelo fato de ser um destino ainda pouco explorado, dá para passear e caminhar pelas atrações turísticas sem afobação, correria ou disputando com outros turistas o melhor lugar.


Aliás, existem até inúmeros spas na região que atraem pessoas desde o tempo dos romanos. Vrnjačka Banja, Niška Banja, Banja Vrujci são alguns ótimos exemplos, e nelas ainda é possível encontrar águas termais com propriedades terapêuticas.


9. E para quem deseja curtir a vida noturna


Embora possa ser considerado um destino tranquilo, a vida noturna na Sérvia também é bem agitada. O país recebe diversos festivais de música ao longo do ano, mas é Belgrado que tem as melhores opções para quem gosta de curtir balada.


Especialmente durante o verão, as festas acontecem em lugares chamados de splav, que é uma espécie de bar flutuante fixo na beira dos rios Danúbio e Sava. Aliás, área conhecida com Savamala também é bastante badalada e tem uma paisagem incrível.


10. A população é hospitaleira e adora brasileiros


Por fim, um dos grandes diferenciais de viajar para a Sérvia é a calorosa recepção que a população oferece aos brasileiros. O mais interessante é que alguns sérvios brincam que eles são os “brasileiros da Europa”.


Obviamente, o futebol é um ponto em comum. Até mesmo o estádio do clube Estrela Vermelha, um dos mais famosos do país, foi apelidado de “Marakana” em referência ao estádio carioca.


Além disso, os sérvios gostam de recepcionar as pessoas como se fossem membros da família. Eles estão sempre disponíveis para ajudar ao próximo e, sem dúvidas, transformarão a sua experiência no país em algo ainda mais inesquecível!


Agora que você já conhece os motivos de viajar para a Sérvia, aproveite para descobrir mais sobre o Bem-Vindo à Sérvia e como planejar a sua viagem com a gente!

838 visualizações0 comentário
bottom of page