top of page

Por que uma viagem pela antiga Iugoslávia vai te surpreender

Que nós do Bem-vindo à Sérvia amamos os países que compunham a Iugoslávia isso todo mundo sabe muito bem. Porém, mesmo com mais de dez anos trabalhando com a divulgação e o desenvolvimento do turismo na região, as reações dos nossos clientes às experiências que vivenciam por aqui ainda nos tocam.


O post de hoje foi inspirado pela reação do Eduardo, que esteve com a gente em abril numa viagem pela Sérvia, Bósnia, Croácia e Montenegro. Como ele não tinha muito tempo, fizemos com ele um roteiro especial com 7 dias de duração. Apesar do tempo curto, ele se encantou tanto com a viagem, que resolvi compartilhar com vocês os principais motivos pelos quais uma viagem pela antiga Iugoslávia surpreende!


A quantidade de história

Os países dos Bálcãs são um prato cheio para quem gosta de história... Na região geográfica que sempre serviu como ponte entre o ocidente e o oriente, durante séculos diversos povos se alternaram no poder neste Game of Thrones da vida real.


Em poucos dias, você pode conhecer:

  • Uma importante capital do império romano, que mais tarde fez fronteira entre o Império Austro-Húngaro e o Império Turco-Otomano e foi a capital da antiga Iugoslávia → Belgrado

  • Uma cidade conhecida por sua multietnicidade, onde aconteceu o estopim da Primeira Guerra Mundial → Sarajevo

  • Cidades cujos centros históricos são tombados pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade → Mostar, Dubrovnik, Kotor


A comida

Esqueça gastar demais e comer mal... Isso não acontece por aqui. Além de especialidades locais muito apetitosas e porções bem servidas, os preços dos restaurantes são super acessíveis, principalmente na Sérvia e na Bósnia, onde pode-se uma boa refeição gastando 10€ ou menos!


Melhor do que qualquer texto ou fotografia é esse vídeo do Eduardo descrevendo a sensação de experimentar o melhor cordeiro que comeu na vida num restaurante em Zlatibor, no oeste da Sérvia:




Paisagens muito variadas

Para chegar de Belgrado até Dubrovnik, passamos por planícies, canyons, montanhas... Imagine em um mesmo dia você ter a possibilidade de curtir a água cristalina do Mar Adriático e, após duas horas de viagem, sentir um friozinho numa montanha cheia de neve.


Pois foi isso que o Eduardo fez em Montenegro! De manhã, estava nadando na Baía de Kotor, à tarde já estava a mais de 1.400 metros de altitude curtindo um friozinho de 0ºC com bermuda e chinelo no Parque Nacional Durmitor e, para melhorar, no caminho ele ainda encarou uma tirolesa no canyon do rio Tara (tudo isso com seus 81 anos de idade). Seguem as fotos para quem não acredita:


O carinho das pessoas

Quando você tem contato com o povo local, a viagem deixa de ser uma mera viagem turística e passa a ser uma experiência especial... Uma chance de conhecer em primeira mão uma nova cultura e de fazer parte dela por uns dias.


Quem viaja com a gente percebe rapidamente que nosso trabalho acima de tudo é criar momentos inesquecíveis e contamos com pessoas especiais em cada lugar que passamos para fazer isso acontecer.


Três momentos muito especiais nessa viagem foram:

  • Em Sarajevo, quando o Kenan, artesão local, nos recebeu em seu atelier com muita simpatia, mostrou como faz seu trabalho e ainda nos presenteou com artefatos de cobre personalizados.

  • No mosteiro de Mileševa, na Sérvia, quando a Madre Paraskeva nos recebeu pessoalmente com muito carinho e nos mostrou partes do mosteiro que não ficam abertas para visitantes comuns.

  • Na feira de Sarajevo, quando o Eduardo comprou o melhor presunto que já comeu na vida de um vendedor muito simpático e tomou um segundo café da manhã no carro mesmo.



O fator surpresa

Sobre isso não vou escrever muito, porque o depoimento do Eduardo (que vocês podem assistir a seguir) diz tudo. Como ele mesmo relata (até se emocionando no final), após viajar o mundo inteiro, mesmo chegando aqui com baixas expectativas, em nenhum outro lugar ele teve uma viagem tão inesquecível e já planeja retornar com a família toda em outubro!



E você tá esperando o quê?

Ainda dá tempo de reservar sua viagem inesquecível com a gente esse ano! Dê uma olhada nas nossas sugestões de roteiro, mas não hesite em pedir um roteiro personalizado se quiser. Nós aqui continuamos criando experiências memoráveis pelos Bálcãs e será um prazer viajarmos juntos!


249 visualizações0 comentário
bottom of page