• Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

+381 60 417-8876

© 2020 por Bem-vindo à Sérvia.

Viagem de ano novo - ZLATAR, ZLATIBOR, DESFILADEIRO DO UVAC e MOSTEIRO MILEŠEVA


A região oeste da Sérvia é conhecida por suas belas montanhas e foi numa delas que eu passei a virada do ano 2013/2014: em Zlatar. Quer dizer, eu e um grupo de 250 pessoas que viajou para lá com a Serbia4Youth, incluindo um paulista, um baiano e uma rondoniense. Ficamos lá três dias e, além de Zlatar, conhecemos outros destinos que recomendo 100% que você visite no oeste da Sérvia. Neste artigo, faço um breve relato da minha experiência em cada um deles.

Zlatar

A montanha de Zlatar em si é linda, porém pequena e sem muitas opções de entretenimento. As pessoas vão para lá para esquiar por um preço absurdamente barato: o passe diário para usar a pista de esqui custa menos de 1.000 dinares (28 reais) na alta temporada, enquanto em outras montanhas sérvias custa mais de 2.000 dinares (55 reais). A pista de esqui recentemente passou por uma reforma e ganhou máquinas que fazem neve artificial para que os esquiadores não se preocupassem mais com as condições climáticas. No entanto, nossa sorte foi tão "grande" que fomos para lá num inverno tão quente que até a neve artificial derreteu, como vocês podem ver na imagem acima. Pelo menos, no lugar onde tomamos um "quentão de rakija" na montanha conseguimos pegar uns trenós para brincar um pouco. Uma vantagem de Zlatar é que se localiza no meio do caminho para outros destinos da região.

Desfiladeiro do Uvac

Nossa primeira viagem saindo da montanha foi para o lago Uvac, considerado por muitos o mais bonito da Sérvia, onde fizemos uma incrível caminhada por uma trilha subindo e descendo morros na margem do rio de mesmo nome até chegar num mirante no ponto mais alto do desfiladeiro. Valeu muito a pena o esforço! Nos tornamos uns dos poucos brasileiros que podem dizer que subiram lá. Isso não é demais? Uma vez no topo, gravamos o vídeo a seguir:

Zlatibor

A viagem do dia seguinte foi para Zlatibor, a montanha mais visitada da Sérvia, sobre a qual até já publiquei um artigo aqui no blog (clique aqui para conferi-lo). Ficamos lá apenas algumas horas, o suficiente para experimentarmos a especialidade local, chamada "komplet lepinja" (que deixou todo mundo impressionado com tanto sabor) e darmos uma passeada pelo charmoso centro da cidade que chamou atenção pela arquitetura diferenciada, pelo grande número de turistas e pelas festas pós-ano novo lotadas e bombando às 4h da tarde! Assista ao vídeo abaixo, gravado durante um passeio por uma vila da cidade:

Mosteiro Mileševa

Por último, fomos até o mosteiro Mileševa, um incrível mosteiro medieval no vale do rio de mesmo nome, cuja construção terminou no ano de 1236. A sensação de entrar numa construção tão antiga é sem igual... Em seu interior, encontram-se afrescos feitos por alguns dos mais talentosos artistas da época, sendo o mais famoso o do Anjo Branco (Beli Anđeo), que é considerado uma das mais belas obras de arte medievais da Europa. Vocês podem nunca ter ouvido falar dele, mas esse afresco foi enviado na primeira transmissão via satélite entre a Europa e a América do Norte, no ano de 1962, em uma mensagem de paz. Alguns anos mais tarde, o mesmo foi enviado para o espaço sideral numa tentativa de comunicação com extraterrestres! Dá para acreditar? Além disso, no mosteiro você também encontra o túmulo com parte do corpo do São Sava, considerado por muitos o sérvio mais importante da história, fundador da igreja ortodoxa sérvia, que teve o resto do corpo queimado no século XVI pelos turco-otomanos no local onde hoje fica o Templo de São Sava em Belgrado. Uma relíquia! A visita vale muito a pena!

Agora você já sabe o que visitar no oeste da Sérvia! O que você acha desses lugares? Deixe um comentário!

Para ver as fotos dos brasileiros nessa viagem, clique aqui.

Para ver as fotos dos melhores momentos da viagem em geral, clique aqui.

#serbia4youth #viagensoestedasérvia #montanha #viagensgeral #zlatibor #zlatar

5 visualizações