top of page

Páscoa em outros países: como é a celebração na Sérvia?


A Páscoa em outros países tem muitas tradições diferentes. Na Sérvia, ovos coloridos no lugar dos populares ovos de chocolate. Imagem: Ligia Gauri

A Páscoa em outros países é diferente da que acontece no Brasil. Aliás, na Sérvia a celebração tem tradições bem distintas. Você sabia que a Páscoa na Sérvia não ocorre na mesma data de outros lugares do mundo? Ou que os famosos ovos de chocolate não são muito comuns por aqui?


Obviamente, o nome é outro também: em sérvio Páscoa é conhecida pelo nome de Uskrs ou Vaskrs, em referência à ressurreição de Jesus Cristo. Continue com a leitura para descobrir mais curiosidades!


É celebrada em uma data diferente


Na maioria dos casos, a Páscoa em outros países é celebrada na mesma data. Porém, na Sérvia o feriado geralmente cai em dia diferente. Em 2019, por exemplo, os brasileiros comemoraram o período no dia 21 de abril. Já para os sérvios ortodoxos foi no dia 28.


Agora, você deve estar se perguntando por que é assim, certo?


A resposta é bem simples. A Sérvia segue o calendário juliano e não o gregoriano, como é o caso do Brasil. Por esse motivo, tanto a Páscoa quanto Natal e Ano Novo são celebrados em datas diferente.


Ovo de Páscoa? Só se for de galinha!


Os brasileiros estão acostumados com uma grande fartura de ovos de Páscoa de chocolate que a cada ano são mais criativos. Tem ovo com recheio de paçoca, pão de mel, de pudim e até salgado! Por outro lado, aqui na Sérvia, eles não são tão populares assim. Dá para encontrar nos supermercados ovinhos de chocolate ou produtos semelhantes, mas nada como no Brasil!


Entretanto, a tradição por aqui é fazer ovos de galinha ou pato coloridos. O ovo vermelho, por exemplo, é chamado de Čuvarkuća, que significa guardião da casa. Alguns guardam ele por 1 ano e outros enterram na plantação. É comum também esfregá-lo nas bochechas das crianças para atrair boa saúde e proteção.


No domingo de Páscoa, as famílias fazem uma espécie de desafio de ovos coloridos. Funciona assim: você escolhe um deles, segura firme e bate no de outra pessoa. O que não quebrar será o guardião da casa. Aliás, em algumas regiões da Sérvia tem até competição de quebra de ovos coloridos, como é o caso do vilarejo Mokrin, em Vojvodina.


Comida farta depois do jejum


Assim como os católicos, os sérvios preparam uma comida bem farta para a Páscoa. Com o fim do período de jejum, cordeiro ou carne bovina costumam ser servidos no domingo.


Pães especialmente feitos para a ocasião também fazem parte do menu, como kovržnjak e pogača, feitos à base de farinha, leite, ovos e manteiga. Batatas, saladas, ćevapčići (espécie de salsicha de carne), sarma (prato feito com repolho) e krem pita (torta doce com creme) também fazem parte do cardápio.


Feriado em família


Por fim, da mesma forma como a Páscoa em outros países é celebrada, na Sérvia esse é um feriado para curtir junto com a família ou pessoas queridas. Muitos estabelecimentos comercias não funcionam inclusive na segunda e na terça após o recesso.


Mesmo assim, o viajante que opta por conhecer a Sérvia nessa época pode aproveitar muito o país. O clima já está mais ameno depois do inverno e as flores típicas da primavera deixam qualquer cantinho ainda mais lindo e especial!


Muito interessante saber mais sobre a Páscoa em outros países, especialmente na Sérvia, concorda? Agora, continue com a gente e confira como montar um roteiro de viagem pela antiga Iugoslávia!

996 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page