• Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

+381 60 417-8876

© 2020 por Bem-vindo à Sérvia.

DESMISTIFICANDO O ALFABETO CIRÍLICO



O alfabeto cirílico (ćirilica, em sérvio) é o alfabeto atualmente utilizado para a grafia de seis línguas de origem eslava: bielorrusso, búlgaro, macedônio, russo, sérvio e o ucraniano - sendo que cada língua possui suas variações específicas, como o número de letras usadas. O idioma sérvio é o único dentre os seis que usa tanto o alfabeto cirílico quanto o latino, ou seja, você pode saber falar e escrever em sérvio mesmo sem saber o alfabeto cirílico. E se isso não for motivo suficiente para você se interessar a começar a aprender o idioma, saiba que, graças ao ilustre cientista, escritor e historiador Vuk Karadžić (1787 - 1864), autor da primeira gramática e do primeiro dicionário da língua sérvia, cada letra em sérvio possui um fonema específico que nunca muda, ou seja, você escreve exatamente do jeito que fala e vice versa! Quer mais moleza que isso?

Vuk fez uma reformulação da língua sérvia baseado em seu ditado, que ficou muito famoso: "Piši kao što govoriš, čitaj kao što je napisano" - em português, "Escreva como fala, leia como está escrito".

Há um grande temor por parte dos leigos em relação ao cirílico. Mas, gente, não é nenhum bicho de sete cabeças. Se fosse, as crianças na sérvia não aprenderiam o cirílico antes do latino! A verdade é a seguinte: cada letra/fonema do alfabeto latino tem sua equivalente no alfabeto cirílico. A partir do momento que você memorizar esses equivalentes e se acostumar a escrever sérvio em cirílico, jamais vai escrever no latino de novo, acredite! Pelas ruas você encontra placas com ambos os alfabetos, conforme visto abaixo:

Veja abaixo a relação entre os alfabetos latino e cirílico:

A, a - A, a

B, b - Б, б

C, c - Ц, ц (pronuncia-se ts)

Č, č - Ч, ч (pronuncia-se tsch num som mais forte que o ć, bote a língua bem alta no céu da boca)

Ć, ć - Ћ, ћ (pronuncia-se tch num som mais leve, como em "tchau", com a língua no céu da boca, só que mais próxima dos dentes da frente )

D, d - Д. д

Dž, Dž - Џ, џ (pronuncia-se como o J em inglês com um som mais forte, colocando a língua mais alta no céu da boca)

Đ, đ - Ђ, ђ (pronuncia-se como o J em inglês normal, como em James)

E, e - Е, е

F, f - Ф, ф

G, g - Г, г

H, h - Х, х (pronuncia-se como o H de risadas como em hahaha)

I, i - И, и

J, j - J, j (tem som de i não tônico)

K, k - К, к

L, l - Л, л

Lj, lj - Љ, љ (pronuncia-se como o lh em português, como em espelho)

M, m - М. м

N, n - Н, н

Nj, nj - Њ, њ (pronuncia-se como o nh em português, como em ninho)

O, o - О, о

P, p - П, п

R, r - Р, р

S, s - С, с

Š, š - Ш, ш (pronuncia-se como se estivesse pedindo silêncio em shhh)

T, t - Т, т

U, u - У, у

V, v - В, в

Z, z - З, з

Ž, ž - Ж, ж (pnuncia-se como o 2º g em "garagem")

Logo, a frase "Piši kao što govoriš, čitaj kao što je napisano" fica "Пиши као што говориш, читај као што је написано".

O que muita gente não sabe é que as letras em cirílico tem uma grafia diferente na escrita manual (quando a letra é cursiva). Eu só fui aprender a realmente escrever em cirílico quando minha namorada me ensinou a escrever dessa forma. Porém, é recomendável aprender a letra cursiva somente depois de pegar o domínio da letra de forma. Veja a imagem abaixo:

Por último, como prova de que o alfabeto cirílico não é tão difícil, assistam ao vídeo abaixo no qual minha prima de 9 anos lê em cirílico após 5 minutos de estudo. Fiquei muito orgulhoso dela!

Você sabe ler e escrever em cirílico? Como foi o processo de aprendizado? Deixe um comentário!

#língua #cirílico

463 visualizações