top of page

YFU LEVA JOVENS SÉRVIOS À AMÉRICA LATINA


Os países tropicais da América Latina atraem cada vez mais sérvios interessados em expandir seus horizontes, aquecendo o mercado de intercâmbio estudantil com condições favoráveis para o surgimento de novas organizações do ramo. AIESEC, IAESTE, AFS já se tornaram nomes conhecidos aqui na Sérvia por estarem sempre levando estudantes sérvios e trazendo brasileiros, mas agora quem busca seu espaço, de forma muito bem-sucedida, é a YFU (Youth for Understanding), que começou sua atividade na Sérvia em 2010 em parceria com sua filial na Alemanha e agora busca expandir seu foco para a América Latina com um forte desejo de mandar seu primeiro intercambista para o Brasil.

A YFU é uma organização educacional internacional sem fins lucrativos que tem programas de intercâmbio em 64 países. É umas das mais antigas e mais respeitadas instituições do ramo - a primeira filial foi aberta em 1951! Ela tem como foco preparar jovens de ensino médio para enfrentar os desafios do mundo moderno através do intercâmbio. Mais de 240.000 estudantes já foram beneficiados pela experiência YFU pelo mundo afora! Como foi mencionado anteriormente, a filial sérvia trabalha desde 2010 enviando e recebendo estudantes da Alemanha e, desde o ano passado, começaram a focar na América Latina e já enviaram o primeiro estudante sérvio para a Argentina. O objetivo agora é, já em 2013, enviar seu primeiro estudante ao Brasil!

No último sábado, a YFU organizou um evento em Belgrado, no Centro de Cultura Brasileira (Centar Brazilske Kulture), cujo objetivo era promover o intercâmbio à América Latina, mas com destaque ao Brasil. Meu conterrâneo Tiago Welter preparou uma apresentação sobre nosso país e eu fui convocado de última hora para traduzir simultaneamente o que ele falava - o resultado foi uma apresentação informativa e bem-humorada. Houve também apresentações sobre o México e a Argentina, apresentações de tango, de samba, de capoeira e, além disso, voluntários e intercambistas que já viajaram pela organização falaram de suas experiências.

A heterogeneidade do público era surpreendente: apesar de se tratar de uma organização que trabalha com jovens que cursam o ensino médio, pessoas de diferentes idades compareceram tentando buscar uma nova alternativa para viajarem ao Brasil - o que comprova que o interesse pelo país é sempre crescente. De fato, ao fim do evento, tive a oportunidade de conhecer sérvios que planejam viajar ao Brasil em breve e outros que voltaram há pouco tempo e já estão com saudades!

Por fim, gostaria de desejar boa sorte na empreitada ao Sr. Predrag Đolović (diretor nacional da YFU Sérvia), ao Diego Ardouian (coordenador da YFU Sérvia) e ao Ruy Temberg (membro da YFU Brasil que também está torcendo para mandar o primeiro estudante brasileiro à Sérvia)! Parabéns pelo trabalho de vocês! Tenham a certeza de que estamos torcendo para que tenham o maior sucesso na conexão Brasil-Sérvia!

Para mais informações, cliquem nos links a seguir:

Site da YFU Sérvia: http://www.yfu.rs/

Site da YFU Brasil: http://www.yfu.org.br/

YFU Brasil no Facebook: http://www.facebook.com/yfu.brasil

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page