top of page

VESELI SPUST - o rafting mais antigo e animado da Sérvia


No fim do mês de junho, é organizado todo ano na Sérvia um evento esportivo de cunho recreativo para todos aqueles que querem se divertir, exercitar e não têm medo de se molhar. Estou falando da Veseli Spust, o rafting mais antigo e alegre em águas sérvias! Desde a primeira vez em que foi realizado, em 1990, quando teve apenas 150 participantes, o evento vem ganhando cada vez mais força e já se tornou tradicional, recebendo mais de 20.000 participantes em sua 19ª edição. Nesse ano, eu tive a oportunidade de comparecer com a Serbia4Youth e conto tudo para vocês agora aqui no Bem-vindo à Sérvia.

Tudo começa num sábado à noite na cidade de Kraljevo, localizada a cerca de 170 km ao sul de Belgrado. A cidade que é relativamente pequena e tem pouco mais de 63.000 habitantes não dorme na noite que antecede a Veseli Spust, pois, nessa noite, são organizadas várias festas na zona de pedestres da cidade e, na praça central, há um grande show. Quem tocou esse ano foi a famosa orquestra de Dejan Petrović & Big Band, considerados os melhores trubači do mundo! Em seguida, a festa com música eletrônica seguiu madrugada adentro. A cidade estava lotada de pessoas de todos os cantos da Sérvia, que curtiram a noite inteira apesar da chuva, que não atrapalhou em nada - muito pelo contrário, até tornou as coisas mais divertidas!

Logo cedo na manhã seguinte, por volta das 06:30h, a galera toda já acordou e pegou o ônibus rumo a Maglič, ponto inicial da Veseli Spust. De cara já fiquei boquiaberto com Maglič, porque é uma fortificação conservadíssima onde ficava uma cidade medieval datada do século XIII. No topo do morro com suas imponentes paredes e numa área de difícil acesso cercada por vários outros morros íngremes, dá só para imaginar como era essa cidade na época em que era ativa... É de arrepiar! Veja a foto abaixo:

O rafting em si é uma diversão sem igual. Pelas curvas do rio Ibar, os sérvios vão navegando nos barcos mais loucos possíveis: alguns vão em pedaços enormes de isopor, outros em jangadas totalmente improvisadas e outros em barcos vip, com cadeirinha e tudo. Uma coisa todos têm em comum: o bom humor! Vai todo mundo rindo e cantando ao som das orquestras ciganas que levam seus instrumentos nos barcos e vão tocando do começo ao fim. Pode-se dizer que o rio não vai em uma velocidade extrema, mas dá para sentir a adrenalina subindo em algumas corredeiras ao longo do seu fluxo. Aqueles que não quiserem mergulhar na água fria vão, de um jeito ou de outro, se molhar, porque sempre passa um barco do seu lado e declara "guerra de água"!

Portanto, Veseli Spust é uma chance única de conhecer uma parte da Sérvia que você não conheceria de outra forma. Posso resumir o evento como uma diversão sem igual, muito recomendado para aqueles que gostam de atividades ao ar livre, cercadas por belas paisagens naturais, mas que não deixam de lado uma boa festa no maior estilo sérvio!

Deem só uma olhada no vídeo com alguns dos melhores momentos dessa aventura:

Veja mais cenas do rafting aqui ao som do hino oficial da Veseli Spust gravado pela banda Bajaga:

Para ver o álbum completo com as fotos da viagem, clique aqui: http://goo.gl/pBtSt

Você já participou da Veseli Spust? Diga-nos o que achou nos comentários!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page