top of page

Relato de atividades e estatísticas da Organização Nacional de Turismo da Sérvia


Ontem, dia 25 de junho, foi organizada uma coletiva de imprensa na sede da Organização Nacional de Turismo da Sérvia (TOS), na qual foram divulgados um relato do trabalho da organização nos últimos 6 meses e estatísticas mostrando os resultados das atividades que vêm sendo realizadas desde o ano passado. Eu estive lá para conferir tudo e, agora, escrevo este artigo resumido para que vocês saibam às quantas anda o turismo na Sérvia.

Mercado doméstico

No mercado doméstico, a TOS organizou diversas apresentações, workshops e outras atividades, além de participar das 4 principais feiras turísticas do país:

- Feira Internacional de Turismo (IFT), em Belgrado;

- Feira de lembranças "Visite a Sérvia", em Belgrado;

- Feira de vinho "Beo Wine Fair", em Belgrado;

- Feira Internacional de Turismo e de Férias Ativas, em Niš.

A TOS apoiou financeiramente 6 organizações locais de turismo.

Estão sendo desenvolvidas duas novas brochuras turísticas:

- catálogo de meios de hospedagem rurais na Sérvia;

- catálogo de spas na Sérvia.

Foi formada uma nova base de dados sobre as possibilidades e os potenciais para férias ativas na Sérvia que vai ajudar na boa divulgação deste segmento de viagens nas redes sociais.

Exploram-se cada vez mais as ofertas turísticas ligadas à rota do vinho do Danúbio e à rota dos imperadores romanos.

Dentre os eventos organizados no país, destaca-se a convenção do Comitê Executivo da Organização Mundial do Turismo, que deixou todos os participantes boquiabertos com tamanha receptividade.

Campanha promocional de verão

No mês de maio, a Organização de Turismo da Sérvia começou a campanha promocional focada em aumentar o número de viajantes domésticos interessados em passar suas férias de verão em algum destino turístico do país.

A campanha no mercado interno, com o slogan "Sérvia: uma viagem, inúmeras vivências - de nós para nós", através de anúncios na televisão (canais nacionais e locais) e no rádio, mídia impressa, redes sociais, outdoors por todo o país, anúncios em ônibus, entre outros.

Com este objetivo foi lançada uma edição nova, reformulada da brochura "52 Fins de Semana na Sérvia", que será distribuída em todos os centros de informações turísticas, em eventos turísticos e nos países vizinhos.

A TOS financiou a produção de 4 vídeos promocionais para essa temporada - dois para promoção interna e dois para promoção externa - e, para isso, fechou parceria com 4 produtoras diferentes.

Internet e redes sociais

O site oficial da Organização Nacional de Turismo da Sérvai está disponível em 9 línguas: sérvio, inglês, francês, chinês, japonês, alemão, italiano, espanhol e russo. A criação do site em português está em processo de negociação.

As maiores páginas da TOS no Facebook são em:

- inglês (2.300 curtidas);

- francês (7.200 curtidas);

- sérvio (9.015 curtidas).

Recentemente, foram criadas também páginas em italiano, espanhol e alemão.

A TOS tem 980 seguidores no Twitter.

Com a estratégia de usar a internet para aproximar a Sérvia dos turistas em potencial, a Organização vem patrocinando alguns blogs, como é o caso do Blog Bem-vindo à Sérvia.

Mercado internacional

No primeiro semestre de 2013, a Organização Nacional de Turismo da Sérvia participou de 21 feiras de turismo internacionais, sendo 19 na Europa (com destaque para a ITB, em Berlim, que é a maior feira de turismo do mundo) e 2 na Ásia. Além disso, houve também "participação à distância" em algumas feiras, através do envio de material promocional, como foi o caso do World Travel Market (WTM), que aconteceu em São Paulo em abril.

Estatísticas

Segundo dados do Instituto de Estatística da Sérvia, no período de janeiro a abril de 2013, os destinos turísticos da Sérvia receberam ao todo 562.226 turistas (4% a mais que no mesmo período de 2012), dos quais 351.887 (63% do total) são domésticos e 210.339 (37% do total) são estrangeiros.

Pelo número de noites, a maioria dos turistas domésticos se hospedou em destinos montanhosos (44%), em segundo lugar estão os spas (31%). A maioria dos turistas estrangeiros se hospedou em Belgrado (51%), somando um total de 169.388 pernoites (4% menos que no mesmo período de 2012). Em seguida, eles mais ficam nas cidades de Novi Sad, Kopaonik e Kragujevac.

Levando em consideração países europeus e não europeus, os turistas de Montenegro foram os que alcançaram o maior número de noites, totalizando 33.124 noites (11% a mais que em 2012). Em seguida, estão os turistas da Bósnia, Itália, Rússia e Eslovênia.

O percentual de turistas que vieram para a Sérvia pela primeira vez gira em torno de 50%.

O número de turistas que estão na Sérvia por lazer (80%) é maior que o número de turistas vieram a trabalho (20%). O percentual de 80% representa também o número de turistas que se informou sobre a Sérvia pela internet.

Não tenho o dado oficial, mas é certo que o número de brasileiros que vem à Sérvia também está aumentando aos pouquinhos... Quero ver todo mundo por aqui!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page