top of page

NOVAK DJOKOVIĆ se torna o tenista nº1 do mundo


A Sérvia, apesar de ser um país pequeno, sempre foi uma grande nação esportista. Esportes tradicionalmente populares entre todas a gerações de sérvios são os esportes em equipe, como basquete, waterpolo e futebol. Nesse cenário, lenta e inesperadamente o tênis se tornou uma espécie de mania nacional.

Tudo aconteceu por volta de 5 anos atrás, quando novos nomes surgiram no tênis sérvio, dando esperança aos fãs do esporte depois de uma década na escuridão. Eram, em sua maioria, jovens de mais ou menos 20 anos que tinham um objetivo em comum: realizarem seus sonhos de infância de se tornarem os melhores jogadores do mundo. Foi então que o mundo ouviu os nomes Jelena Jankovic, Ana Ivanovic, Viktor Troicki, Janko Tipsarevic e Novak Djokovic pela primeira vez, e começou a era dourada do tênis sérvio.

Em 2008, ambas as jogadoras sérvias conseguiram alcançar o número 1 no ranking, a conquista mais prestigiada. Ana Ivanovic foi ainda mais longe e venceu o Roland Garros, um dos 4 maiores campeonatos do mundo. A Sérvia cresceu de forma a se tornar um dos mais poderosos exércitos do tênis, com duas jogadoras no topo da categoria feminina e o número 1 da categoria de duplas maculina, Nenad Zimonjic.

Ana Ivanović ao vencer o Roland Garros

Novak Djokovic teve uma jornada um pouco diferente. Famoso por suas imitações de outros jogadores no tour, por sua descontração e por estar sempre a fim de dar uma boa risada, ficou conhecido como The Joker (o piadista). Ele conquistou os corações de muitos fãs e de outros jogadores que gostavam de seu senso de humor e habilidades cênicas - isto lhe rendeu alguns adversários também, mas ninguém podia negar seu talento. Com apenas 19 anos, ele entrou para os Top 20 graças às suas boas performances no Roland Garros e Wimbledon. Essa foi uma grande reviravolta para um jovem jogador em um esporte dominado por Roger Federer e Rafael Nadal. Logo, ele começou a ganhar títulos em grandes torneios pelo mundo e, em 2007, ele alcançou a 3ª posição, onde permaneceu por 4 anos, jogando duramente com os melhores jogadores do mundo. Em 2008, ele venceu seu primeiro Australian Open, o Grand Slam de abertura da temporada, o que mostrou seu potencial para grandes jogos e até mais.

Artigo originalmente publicado no blog Bem-vindo à Sérvia. Leia mais: http://www.bemvindoaservia.com/2011/07/novak-djokovic-se-torna-o-tenista.html#ixzz35aI4nZMD  Follow us: bemvindoaservia on Facebook  Novak Djoković comemora após se tornar o tenista número 1 do mundo

Finalmente, seus esforços valeram a pena hoje em 2011, quando surpreendeu todos os fãs de tênis e experts após ficar invicto por mais de 6 meses, sem uma única derrota. Nesse período, Djokovic venceu 7 torneios e ficou mais perto do que nunca de seu sonho de ser o número 1. Hoje, dia 1º de julho de 2011, depois de 8 anos desde o começo de sua carreira profissional, ele finalmente se tornou o primeiro no ranking mundial ao derrotar Jo-Wilfred Tsonga em uma semifinal icônica do Wimbledon.

Pela primeira vez na história, a Sérvia tem um representante masculino usando a coroa do tênis. Pela primeira vez, um países pequeno mostrou seu potencial em um esporte que sempre foi reservado para os grandes e ricos, e agora nada vai parar seu progresso!

Veja abaixo um incrível ponto de Djokovic durante a semifinal que o consagrou número 1:

Veja abaixo a primeira entrevista de Novak Djokovic, quando tinha apenas 7 anos:

Você é fã do Novak Djoković? Deixe um comentário!

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page