top of page

KOPAONIK - O paraíso nevado da Sérvia


O maior destino turístico de inverno na Sérvia é, com toda a certeza, Kopaonik. Situado no centro-sul do país, na divisa com a província autônoma do Kosovo, Kopaonik é uma montanha e um belíssimo parque nacional, onde o sol brilha em média 200 dias por ano e a neve permanece sem derreter durante quase o mesmo número de dias - o que cria as condições ideais para a prática de esportes de inverno na maior estação de esqui da Sérvia. O lugar é cheio de paisagens deslumbrantes, com uma natureza exuberante (com mais de 1.500 espécies de plantas), que oferece ao visitante experiências incríveis! No fim do mês de março, tive a oportunidade de visitá-lo pela primeira vez (com o patrocínio da Organização Nacional de Turismo da Sérvia) e, claro, não poderia deixar de compartilhar minhas experiência aqui no Bem-vindo à Sérvia para que vocês viajem também. Vamos lá?

Somente uma pergunta rondava minha cabeça quando decidi viajar a Kopaonik no final de março: "Será que vai ter neve?". Como vocês sabem, março marca o fim do inverno e o

início da primavera no hemisfério norte e, uma vez que não havia mais neve em Belgrado, fiquei receoso. Nem mesmo ao longo da viagem se via neve nas estradas. Por isso, vocês podem imaginar minha reação de total surpresa quando o ônibus chegou no topo da montanha e me deparei com mais de 2 metros de neve amontoados na beira da estrada! Eu, como um bom brasileiro que não cresceu em meio à neve, sempre fico como uma criança feliz quando neva... Em Kopaonik, essa sensação foi elevada à décima potência! Não conseguia acreditar, que no final de março, em um dia ensolarado, havia carros e até mesmo postes de luz soterrados de neve nas ruas. Uma coisa incrível! Dizem os moradores mais antigos da montanha que, há muitos anos atrás, o único mês em que não caía neve por lá era agosto. Dá para acreditar?

Kopaonik fica a 260 km ao sul de Belgrado e a viagem de ônibus demora 6 horas. Normalmente, há apenas dois horário de partida de Belgrado disponíveis: às 07:00h (dois ônibus) e ao meio-dia (um ônibus). A passagem de ida e volta com desconto de estudante custa 2.500 dinares (57 reais) e sem desconto custa em torno de 3.000 dinares (70 reais). A partida de Kopaonik pode ser às 14:45h ou às 16:00h. Durante o pico da temporada de inverno, de 25/12 a 15/03, a empresa Lasta realiza viagens diárias a preços mais baratos: o bilhete de ida e volta normal custa 2.300 dinares (53 reais), já o bilhete com desconto para famílias e pessoas menores de 26 anos custa 2.100 dinares (48 reais).

Ao chegar lá, por volta das 13h, eu e meu xará Tiago Welter (que me acompanhou nessa viagem) fomos recebidos por Siniša Trifunović da Organização de Turismo e Esportes de Raška, que nos ajudou a conhecer melhor a oferta turística local. O primeiro aspecto com o qual nos familiarizamos foi a comida: comemos num restaurante local uma refeição completa para dois com carnes típicas deliciosas e bebidas pagando apenas 20 reais no total! Os preços são sempre uma vantagem de viajar pela Sérvia.

A oferta hoteleira de Kopaonik é bem variada, sendo possível encontrar desde hotéis super luxuosos a hotéis mais simples. Nessa viagem, visitamos dois hotéis: o Grand Hotel & Spa e o Hotel Club A. O primeiro é o maior e mais luxuoso hotel de Kopaonik. Ele é imenso, super moderno e tem um spa maravilhoso, que faz qualquer um querer passar um dia de rei ou rainha lá. O que mais me impressionou foi a piscina aquecida a céu aberto, onde hóspedes nadavam ao ar livre no topo de uma montanha nevada! Além disso, em suas instalações, eles têm mais de 10 tipos de sauna, uma piscina coberta, um complexo esportivo completo, um parque infantil, diversas salas de massagens, bares, restaurantes e muito mais. Assistam ao vídeo abaixo e confiram:

Já o Hotel Club A é um bom exemplo de hotel de qualidade com uma boa média de preços - é possível reservar um quarto com uma diária menor que 40 euros, dependendo da época. O hotel também conta com uma piscina coberta, uma sauna, uma sala se jogos para crianças, um restaurante, entre outras coisas. Lá, tomei um café-da-manhã delicioso!

Kopaonik é o paraíso do esqui. É o maior ski resort da Sérvia, com mais de 20 pistas, totalizando cerca de 50 km - você pode ficar lá por dias e sempre vai ter alguma pista nova para experimentar! Divididas entre pistas fáceis, intermediárias e difíceis, qualquer um pode esquiar em Kopaonik. Eu e meu xará fomos sem experiência nenhuma e, apesar do terrível medo inicial, já no final do dia estávamos conseguindo descer as montanhas com tranquilidade. Se necessário, instrutores capacitados estão à disposição para ajudar.

O clima por lá é super agradável - muitos grupos de amigos e famílias vão para a montanha com a intenção de se divertir de forma saudável.

A rede de teleféricos é muito extensa: conta com 25 teleféricos e interliga todas as pistas, de forma que não é difícil nem cansativo viajar de uma ponta a outra da estação - só vai demorar um pouquinho. O lugar é tão grande, que no começo você fica até sem saber para onde ir! Uma dica: não fique preso a apenas uma pista. Explore o máximo que puder para ver uma paisagem mais linda que a outra!

A montanha é sensacional! Vale a pena subir até o topo, que fica a 2.017 metros de altitude, no Pico Pančićev (Pančićev Vrh), mesmo que você não saiba esquiar e queira só apreciar o visual. O teleférico da estação funciona até mesmo durante o verão. Já durante o inverno, o contraste do branco da neve com o azul do céu é de tirar o fôlego! E não tem coisa melhor do que tomar uma rakija quente (kuvana rakija) em um chalé no alto da montanha.

O passe que você compra para esquiar com duração de 1 dia custa 3.060 dinares (70 reais) e o aluguel dos esquis custa 800 dinares (18 reais). Neste link, você pode ver o preço do passe de acordo com a quantidade de dias: http://www.tckopaonik.com/skijaliste.php?str=14. A estação de esqui funciona das

09h às 16:30h, sendo que uma das pistas é liberada também no horário noturno. Uma recomendação extra: se você planeja ficar um período prolongado esquiando em Kopaonik, leve protetor solar. Pode parecer besteira, mas eu fiquei bastante bronzeado esquiando por lá durante apenas um dia.

Bem em frente à estação de esqui, fica o centro turístico de Kopaonik, que é bem pequeno e fácil de ser explorado. Apesar de ser no alto da montanha, há supermercados, restaurantes, lojas de material esportivo e tudo que você possa precisar. Apenas tome cuidado na hora de escolher um hotel: se você pegar um que fique longe do centro turístico, você terá que subir a montanha a pé ou de táxi todo dia.

A toda a hora se vê uma grande quantidade de pessoas andando de esqui ou de snowboard pelas ruas cobertas de neve, que mais parecem uma extensão das pistas esportivas. Eu diria que Kopaonik é um lugar muito ativo durante o dia e mais calmo

durante a noite, quando as pessoas parecem preferir descansar para estarem bem dispostas para as atividades do dia seguinte. No entanto, em termos de vida noturna, há oferta de bons cafés e bares com música ao vivo, onde aqueles que não dispensam uma saída à noite vão se satisfazer.

Em nosso último dia na montanha (ao todo foram três), caiu uma neblina que não nos deixava ver muitos metros à nossa frente, mas não nos deixamos abater e fizemos um passeio incrível de snowmobile. Em um snowmobile podem sentar duas pessoas (um de piloto e o outro de passageiro) e aí você vai seguindo o guia (que tem seu próprio snowmobile) por trilhas cheias de altos e baixos na montanha nevada, que são inacessíveis de outra forma. É uma experiência que vale muito a pena! O passeio de uma hora custa 5.500 dinares (127 reais). Gravamos o vídeo abaixo para que vocês possam sentir um pouco da adrenalina do passeio:

Não há lugar melhor na Sérvia do que Kopaonik para quem é fã de esportes de inverno! Quem não é pode aproveitar os excelentes spas ou ainda subir a montanha para ter uma experiência incrível mesmo sem os esquis. Só uma coisa é indispensável para aproveitar Kopaonik durante o inverno: gostar muito de neve!

Fique ligado!

Não deixem de ver as fotos incríveis tiradas nessa viagem clicando neste link: http://goo.gl/5xKdb Para mais informações sobre Kopaonik, leiam o artigo publicado aqui no Bem-vindo à Sérvia em dezembro de 2011: http://goo.gl/Lmlvm Para ficarem por dentro das futuras viagens em tempo real e de tudo o que está acontecendo na Sérvia, curtam a página do Bem-vindo à Sérvia no Facebook:

Você já esquiou em Kopaonik? Deixe um comentário!

906 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page