KALEMEGDAN - o maior parque de Belgrado


A Sérvia é um país um tanto quanto peculiar em tudo, mas principalmente em relação ao turismo. Se você, assim como eu, já teve a oportunidade de estar lá você certamente passou pela fase de contar aos seus amigos sobre seus planos de viagem, e certamente ouviu comentários do tipo: "Sérvia? Onde fica isso?" ou "Sérvia? O que tem para se fazer lá?" ou "E aí, tudo em cima para a viagem para a Romênia? Quero dizer, é Croácia, né? Ou Bósnia?" Sim, estamos nesse ponto aqui no Brasil... hahaha Podemos ver claramente uma ignorância por toda a parte e, depois de um tempo, ou você desiste de explicar em vão ou tentar inovar para mudar a realidade - que é o que estamos tentando fazer com esse blog.

Ao pensar em turismo na Sérvia, a primeira coisa que me vem à cabeça é o Kalemegdan, o maior parque de Belgrado. Ah, o Kalemegdan... aqueles muros altos com vista para o "ušće" (o encontro) dos rios Sava e Danúbio datados de 12 séculos atrás... Nele é possível visualizar desde as primeiras muralhas construídas pelos romanos no século I, o forte erguido no período de Estêvão III Lazarević (quando Belgrado tornou-se capital do Império da Sérvia pela primeira vez) e as sucessivas reformulações conduzidas durante as ocupações otomanas e austríacas. Haja história!

O Kalemegdan é o point de Belgrado e é totalmente heterogêneo. Lá você encontra turistas de todas as nacionalidades, bem como sérvios de todas as idades que adoram passar o dia inteiro conversando com seus amigos sentados nos muros. Aliás, eles gostam mesmo disso, todos eles. Se você observar poderá ver desde pais levando seus filhos para passear e casais observando a linda vista do pôr-do-sol até grupos fazendo festas à meia-noite. Toda vez que vou a Belgrado é o Kalemegdan o lugar que quero ir primeiro e o lugar que quero ir em minha última noite na capital, pois é lá que me sinto totalmente envolvido não somente em toda a cultura sérvia, mas também em todas as lembranças que tenho de lá - todo mundo cria muitas lembranças no Kalemegdan, pode acreditar!

No Kalemegdan frequentemente são realizados eventos, shows e exposições de arte ao ar livre, que são muito interessantes. Eu tive a oportunidade de ir a um show de rock no forte em agosto de 2010 e foi simplesmente demais ouvir o rock antigo (que dispensa comentários) de bandas ex-iugoslavas sentado na grama cercado por aqueles muros e o pessoal fazendo a festa! No Kalemegdan se encontram também o Zoológico de Belgrado (Zoološki Vrt), o Museu Militar (Vojni Muzej) e o Kafe Tvrđava.

Realmente o Kalemegdan é um atrativo para todos os públicos! Clique aqui para fazer um passeio virtual pelo parque: http://youtu.be/zoI0zDxXv5Y

Você já esteve no Kalemegdan? Tem algum história pra contar? Comente!

#belgrado #kalemegdan

157 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

+381 60 417-8876

© 2020 por Bem-vindo à Sérvia.