top of page

KAFANA KORČAGIN - A experiência da kafana comunista


Não adianta. As pessoas podem viajar pela Europa inteira, pelas Américas, África, Ásia e Oceania... Com certeza não se divertirão tanto quanto em uma kafana! E isso, meu amigo, só existe na Sérvia e nos outros países da antiga Iugoslávia, sendo Belgrado a capital da diversão! Escrevo para vocês hoje sobre a kafana que visitei ontem pela primeira vez, a Korčagin - uma kafana comunista no coração de Belgrado.

Mas vamos por partes... Vocês sabem o que é uma kafana? Como minha amiga Maria Almeida escreveu em seu blog (clique aqui para ver o artigo completo), uma kafana é muito mais que uma taverna, é quase um estilo de vida. E digo mais: a alma sérvia está nas kafanas! Lá se pode ver claramente algumas coisas que aprendi por aqui... Por exemplo, me ensinaram que feliz é aquele que não vive para trabalhar, mas sim aquele que trabalha para viver - isso se percebe assim que você chega na kafana em plena quarta-feira à noite e vê aquilo lotado! Outra coisa é que, na Sérvia, todos são irmãos - basta começarem a tocar as músicas nacionais das antigas que todo mundo se abraça, canta e dança junto como se fossem amigos de infância! Numa conversa ontem, cheguei a conclusão de que aqui existe uma camaradagem entre as pessoas que não se vê em nenhum outro lugar, nem mesmo no Brasil. Esse assunto merece ter um artigo próprio um dia!

A Korčagin é uma casa num beco que você jamais acharia por acaso, próximo a Vukov Spomenik. Basta você entrar para perceber que o lugar é inconfundível: por todo lado há quadros de Tito, bandeiras da Iugoslávia, símbolos comunistas... Tudo isso refletindo a saudade que o povo tem da época de ouro da Iugoslávia, que vivia um comunismo muito diferente daquele imposto pela União Soviética em outros países europeus.

DICA: É recomendável fazer reserva, porque o lugar vive lotado! Mas vá lá pessoalmente e não se esqueça de levar 2 mil dinares no bolso - eles exigem que você pague essa quantia no ato da reserva (no nosso caso foi uma mesa para 6); depois eles descontam da conta. Para garantir sua mesa, você tem que chegar lá no máximo até às 20:15h.

Não havia lugar melhor do que esse para nos encontrarmos com Boris Malagurski, diretor do filme "Weight of Chains" ("Težina Lanaca" em sérvio), que mostra como o comunismo era benéfico para a Iugoslávia e trata das verdadeiras razões pelas quais as seis repúblicas que a compunham se separaram - que são muito diferentes das mostradas pela mídia. Não posso deixar de dizer aqui mais uma vez que o material que nós da comunidade servo-brasileira do Rio de Janeiro mandamos para ele vai ser utilizado em seu novo longa metragem, "Belgrade" - está confirmadíssimo. Este será o primeiro documentário já feito sobre Belgrado para os cinemas e está previsto para estrear em abril de 2013!

O cardápio (todo em sérvio cirílico) já diz: "Неко може убити револуционара, али револуцију никад!" ("Podem matar o revolucionário, mas a revolução nunca!"). Nele você terá muitas opções de bebidas e até bastante comida, o que não é comum em todas as kafanas. Uma Jelen pivo com uma porção de batatas fritas para início de conversa não é nada mal... as batatas são ótimas e a Jelen clássica! Depois disso, experimente algumas das várias opções de rakija, o destilado tradicional da região (clique aqui para ler o artigo específico da rakija). A medovača (rakija de mel) fez sucesso na mesa!

A música ao vivo começa às 21h e, aos poucos o ambiente vai esquentando e todo mundo começa a cantar as músicas tradicionais que falam sobre paixões, amores perdidos, traições e muitas delas envolvendo ou rakija ou kafana. Logo está todo mudo cantando: "kafana je moja sudbinaaaaaa"... Essa música, por exemplo, se chama "Kafana é meu destino" e conta a história de um homem que foi roubado de sua mulher por uma kafana. Interessante, não? Não demora muito e as pessoas já estão todas de pé, cantando e dançando. Os sérvios cantam com tanta vontade, que tenho certeza que você vai começar a cantar também, mesmo sem saber uma palavra de sérvio! O ambiente é muito contagiante! Com o avançar das horas, após algumas doses de rakija a mais, o pessoal chega até a dançar em cima das mesas! Ah, não se assuste se algum sérvio bêbado vier falar com você e você não entender nada... Ele só quer ser seu amigo... ou seu telefone. Uma coisa se lembrar sobre sérvios: eles nunca bebem pouco!

Korčagin de fato é um lugar que todos devem visitar. Uma kafana completamete inusitada! Não existe lugar mais sérvio que uma kafana e a sensação de estar em uma como Korčagin é absolutamente indescritível. Só indo para descobrir! E não é coisa de turista não... a maioria dos frequentadores das kafanas são sérvios mesmo!

Deixo para vocês dois videos que gravei lá. Assim poderão sentir um pouco do clima, que era de muita animação no maior estilo sérvio!

Fique ligado!

Para visualizar mais fotos da noite na Korčagin, acesse a página do blog Bem-vindo à Sérvia no Facebook clicando aqui.

Você já esteve lá? Conte-nos como foi!

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page