FORTALEZAS DA SÉRVIA - Herança dos tempos medievais


Dobar dan, svima! No artigo de hoje, apresento a vocês algumas fortalezas da Sérvia - construções militares datadas da Idade Média, que compõem o magnífico acervo histórico-cultural do país. Apesar de serem desconhecidas por muitas pessoas, estas imponentes fortalezas atraem inúmeros turistas domésticos e estrangeiros, que acabam sendo levados em uma viagem no tempo, na qual é possível reviver o tempo dos grandes impérios. Continue a leitura abaixo e boa viagem!

GOLUBAC

A fortaleza de Golubac fica situada a quatro quilômetros do município de mesmo nome, no distrito de Braničevo, localizado no leste da Sérvia, na margem do rio Danúbio. Fica em frente aos Portões de Ferro (Đerdapska Klisura) - um incrível cânion no rio Danúbio que faz parte da fronteira entre a Sérvia e a Romênia.

Considerada uma das mais bem conservadas cidades medievais em território sérvio, fontes indicam que Golubac foi construída no século XIV, em uma pedra que ficava sobre a água. A fortaleza era composta por nove torres em diferentes níveis, sendo a torre de menagem* (multiangular embaixo e cilíndrica em cima) a que mais se destaca.

Golubac mudou de mestre muitas vezes: já foi dominada por sérvios (interruptamente nos tempos do príncipe Lazar e dos déspotas Stefan e Djurdj), por húngaros e turcos. Os turcos ergueram a torre do canhão, deixando a cidade pronta para conflitos mais pesados.

Apesar de Golubac estar em ruínas, está suficientemente preservada para apresentar um dos mais belos exemplos de cidade medieval na Sérvia.

MAGLIČ

Maglič é uma cidade medieval localizada no vale do rio Ibar, a cem metros acima do rio e a vinte quilômetros ao sul da cidade de Kraljevo. Sua fortaleza protegia a única estrada que conectava o vale do Grande Morava à Kosovo Polje. Em 1979, foi declarada um Monumento Cultural de Importância Excepcional.

Maglič foi mencionada pela primeira vez na história como a cidade do arcebispo Danilo II, no século XIV. A fortaleza tem sete torres e uma torre de menagem*, onde residia o seu mestre. Paredes externas com dois metros de largura e fortes torres compunham o sistema de defesa unificado, que guardava o acesso ao desfiladeiro do rio Ibar. No interior da cidade, se localizam alguns edifícios, sendo o maior deles o bem preservado Palácio da Cidade. Além disso, é interessante a arquitetura da igreja de São Jorge, que tem características góticas.

Maglič é uma fortaleza não tão divulgada, mas cujas localização e aparência, sem contar todo a sua história, fazem a visita valer a pena!

RAM

A fortaleza medieval de Ram se localiza a um quilômetro ao sul da vila de mesmo nome, no município de Veliko Gradište, no leste da Sérvia, também na margem do rio Danúbio. Foi contruída pelo sultão Bayezid II no ano 1483. Hoje, Ram é um monumento cultural protegido na categoria de sítios arqueológicos.

Antes da fortaleza ser construída, o local servia como base das unidades de cavalaria na época do imperador romano Trajan e, anos mais tarde, foi onde os bizantinos derrotaram os húngaros, no ano de 1128.

A entrada de Ram é pela torre de menagem*, localizada a sudoeste. A fortaleza é cercada por um muro baixo e um fosso largo e seco. Construída para resistir a tiros de canhão, sua base tem forma de um pentágono regular e todas as suas paredes têm buracos para armas (exceto aquela que é voltada para o rio).

A fortaleza é bem conservada, a vista é incrível e a visita imperdível!

PIROTSKI GRAD

Pirotski Grad (também conhecida como Momčilov Grad), localizada no município de Pirot, é uma fortaleza militar medieval construída no século XIV pelo duque Momčilo para servir de proteção contra os turcos na movimentada estrada que ligava Belgrado a Constantinopla.

Pirotski Grad é composta de três partes conectadas:

  • Cidade alta --> construída na época do príncipe Lazar, é onde fica a torre de menagem*.

  • Cidade média --> construída na época do déspota Stefan Lazarević, tem muros e duas torres.

  • Cidade baixa --> com muros e trincheiras, contruída em área plana.

Pesquisas e trabalhos de conservação permitiram que Pirotski Grad se tornasse um atrativo turístico, sendo inclusive nomeada Monumento Cultural de Importância Excepcional.

NIŠKA TVRĐAVA

A Niška Tvrđava (ou Fortaleza de Niš) é um complexo e importante monumento histórico e cultural, que domina o centro da cidade de Niš. É localizado na margem direita do rio Nišava, em uma área habitada há mais de dois milênios.

Essa fortaleza de origem turca é datada das primeiras décadas do século XVIII e é um dos mais bem preservados monumentos deste tipo nos Bálcãs. Ocupando 22 hectares de terra, as muralhas da Niška Tvrđava tem 2.100 metros de comprimento, 8 de altura e 3 de largura. São 4 grandes portões de entrada. Do fosso que cercava toda a fortaleza, a parte norte ainda está preservada.

Hoje, dentro da Fortaleza de Niš, se localizam edifícios como o antigo prédio do Departamento Cartográfico do Exército, o monumento ao Príncipe Milan Obrenović um teatro a céu aberto onde acontece o Niš Film Festival, entre outras coisas.

PETROVARADINSKA TVRĐAVA

A Petrovaradinska Tvrđava (ou Fortaleza de Petrovaradin) é localizada na cidade de Novi Sad, no norte da Sérvia, na margem direita do rio Danúbio.

Estudos arqueológicos realizados em 2005 provam que já existia uma edificação fortificada naquela localidade desde a Idade do Bronze, ou seja, do ano 3000 AC! Sua arquitetura passou por inúmeras mudanças, destruições e reconstruções - destacadamente devido a conflitos entre Áustria e Hungria na Idade Média - até que teve no século XVIII ficou do jeito que conhecemos.

Nos dias atuais, a Fortaleza de Petrovaradin se destaca por ser o local onde acontece um dos oito melhores festivais musicais do mundo: o Exit!

BEOGRADSKA TVRĐAVA

A Beogradska Tvrđava (ou Fortaleza de Belgrado) fica na capital da Sérvia, Belgrado, no ponto de encontro entre os rios Sava e Danúbio.

A Fortaleza de Belgrado foi onde se inicou a cidade de Belgrado - a população, durante muitos séculos, viveu apenas dentro da fortaleza -, sendo mencionada pela primeira vez no século III antes de Cristo. Imagine quanta história se passou dentro daquelas paredes!

Dentro da Beogradska Tvrđava fica o maior parque de Belgrado e o lugar mais visitado da Sérvia: o Kalemegdan. Nele, acontecem festivais musicais, eventos esportivos, exibições de arte e muito mais!

O mais interessante em visitar estas fortalezas é exatamente você tentar imaginar a vida como era há séculos atrás, quando uma população medieval vivia sua vida inteira dentro daquelas muralhas que você tem a incrível oportunidade de visitar. A sensação é inexplicável!

Para ajudar com essa viagem no tempo, assista o vídeo abaixo, que simula a vida em Belgrado na Idade Média:

*A torre de menagem, em arquitetura militar, é a estrutura central de um castelo medieval, definida como o seu principal ponto de poder e último reduto de defesa, podendo em alguns casos servir de recinto habitacional do castelo.

#viagensgeral #fortalezas

0 visualização
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

+381 60 417-8876

© 2020 por Bem-vindo à Sérvia.