top of page

Festival do Vinho de Župa | 27 de Setembro | 19€


A maior festividade do vinho de Župa, na cidade de Aleksandrovac, vai mais uma vez juntar várias vinícolas e expositores, bem como muitos amantes desse néctar divino. A maior atração do festival talvez seja o chafariz de vinho, do qual todos podem beber o quanto quiser de graça!

Os visitantes terão a chance de passear pela “Rua do Vinho”, participar do carnaval, assistir ao desfile de participantes da colheita de uvas e comparecer a shows e exposições.

Venha com a Serbia4Youth neste festival no sábado, dia 27 de setembro!

Programação: - Partida de Belgrado às 11h. - Chegada na fortaleza de Koznik por volta das 15h, onde vamos ficar cerca de uma hora. - Chegada em Aleksandrovac, onde vamos passear pela Rua do Vinho e visitar o Museu do Vinho e o Museu Étnico de Župa. Em seguida, vamos aos shows. - Viagem de volta a Belgrado de madrugada com chegada prevista para domingo de manhã.

Mais informações sobre as bandas que tocarão no festival em breve!

PREÇO: 19 euros (transporte e tour pela Fortaleza de Koznik incluídos).

RESERVAS & INFORMAÇÕES:

Esse ano também visitaremos a cidade medieval de Koznik.

SOBRE KOZNIK

A cidade medieval de Koznik está entre as mais bem preservadas da Sérvia. Uma análise científica das ruínas permite que seja determinada precisamente a aparência do lugar do século XIV para frente. Apesar de acreditarem que Koznik já era uma fortificação ativa no tempo dos Celtas e dos Romanos, aquilo que lá se encontra preservado hoje data em geral do século XIV, época de crise gerada pela chegada dos turcos aos Bálcãs, que fez com que muitas fortalezas fossem construídas ou melhoradas, o que é claramente visível em Koznik.

Sabe-se que durante o reinado de Lazar Hrebeljanović, Koznik era uma das cidades onde ele frequentemente ficava. Mais tarde, durante o reinado de seu sucessor, Stefan Lazarević, Koznik estava sob posse de Radič Postupović, a primeira figura histórica associada a esse forte. Naquela área havia dezenas de vilas que faziam parte de seu feudo e ele era famoso por construir igrejas. Ele é lembrado especialmente por uma delas, a Milentija, um mosteiro no vale embaixo de Koznik, na margem do rio Basić. Milentija está relativamente bem preservado e era muito opulento, de acordo com escavações conduzidas ali. Na época, esse mosteiro foi ricamente construído, fato comprovado por inúmeros fragmentos de esculturas de pedra que são mantidas no Museu Nacional em Kruševac.

Radič sem dúvidas trabalhou na manutenção e no aprimoramento de Koznik, porque ele viveu na época do déspota Đurđa Branković e de sua mulher Jerina, quando os sérvios trabalhavam num ritmo aceleradíssimo durante anos na renovação e construção de novas fortalezas, como a maior da época, a de Smederevo. O povo cantava sobre essa exploração em muitas músicas folclóricas e a mulher do déspota era vista como a principal culpada pelo sofrimento da população. Por isso, Koznik também é conhecida como a cidade de Jerina e muitas lendas guardadas pelo povo da região falam claramente sobre os tempos em que eles trabalhavam muito na fortaleza e sobre a importância que lhe era dada pois tinha um papel chave na defesa da área.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page