top of page

EXIT - de protesto político a melhor festival da Europa


Acontecerá do dia 7 ao dia 10 de julho no Forte de Petrovaradin (vide imagem no topo da página), na cidade de Novi Sad o festival musical EXIT. A euforia já é grande não só entre os sérvios, mas também entre turistas do mundo inteiro que viajarão a Novi Sad para presenciar o espetáculo. E não é para menos... em 2007, o EXIT foi eleito por votação do público o Melhor Festival da Europa pelo UK Festival Awards e, este ano, a CNN Internacional o colocou na lista dos 9 melhores festivais do mundo, competindo com o Summerfest em Wisconsin (EUA) e o British Glastonburry and Bestival.

Desde sua primeira edição no ano 2000, quando o festival ainda era uma forma de protesto da juventude sérvia contra o governo de Milošević, o EXIT evoluiu e, hoje, com um enorme potencial turístico, atrai centenas de milhares de jovens todos os anos que querem ouvir diversos estilos musicais e curtir o verão. De acordo com os dados da empresa de auditoria Booze Hallen Hamilton, esses turistas gastam um total de 13 milhões de euros na cidade - fato que fez a sérvia ser o único país da Europa a ter um número crescente de visitantes em 2009 apesar da crise. Hospedagem não é um problema: a maior parte dos jovens gostam de acampar em áreas abertas à beira do rio Danúnio perto do forte (veja foto), mas se você não é um deles, pode também alugar um apartamento ou ficar em algum hotel em Novi Sad.

Ir ao EXIT Festival é uma experiência única, pois o forte de Petrovaradin, que foi construído

em 1692 e cuja área foi bem antes disso um abrigo para tribos na idade da pedra, é dividido em 20 palcos, sendo os principais o Main Stage e a Dance Arena, que podem receber uma média de 25 mil pessoas cada. A música vai até as 6 ou 7 horas da manhã e, durante o dia, é tudo muito tranquilo, pois estão todos descansando para a próxima noite!

O EXIT já contou com a presença das bandas: The Prodigy, Placebo, Faith No More, David Guetta, Sex Pistols, Primal Scream, entre muitas outras. Neste ano, dentre as bandas que vão se apresentar estão: Bad Religion, Jamiroquai, Magnetic Man e Arcade Fire. Confira a lista completa de bandas no site oficial do evento: http://eng.exitfest.org/

Mais de cinco mil jovens do mundo inteiro se candidataram para serem voluntários na organização do evento, sendo que apenas 1.250 foram selecionados - 51% da Sérvia, 20% da região e 29% do resto do mundo.

Você já foi ao festival EXIT? Deixe um comentário nos contando como foi!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page