top of page

ENCHENTES NA SÉRVIA - Saiba o que está acontecendo


Como vocês já devem saber, a Sérvia tem enfrentado nos últimos dias um desastre natural sem precedentes. Na quinta-feira, dia 15 de maio, a chuva, que parecia ser apenas mais uma chuva forte, passou dos limites e começou a inundar várias cidades, causando as piores enchentes já registradas na história do país. Embora Belgrado não tenha sido perigosamente afetada, muitas cidades como Obrenovac, Sremska Mitrovica, Šabac e Paraćin ficaram completamente inundadas. Sem contar vários municípios da Bósnia e alguns da Croácia.

Hoje, praticamente uma semana depois do começo dessa catástrofe, os dados oficiais mostram que, na Sérvia, 33 pessoas morreram e mais de 30.000 foram evacuadas.

Amigos meus que moram nas cidades mais atingidas chegaram a ficar 3 dias presos dentro de casa enquanto aguardavam socorro e consumiam apenas o pouco que tinham de comida e bebida armazenado. Segundo seus relatos, foram momentos de tensão e desespero - os piores dias desde o bombardeio de 1999. Um deles, de Obrenovac, chegou a perder sua casa totalmente para a enchente.

Assim ficaram algumas das cidades:

A partir de sexta-feira, dia 16, dezenas de milhares de voluntários começaram a defender as cidades do aumento do nível dos rios. Nessa noite, após um apelo do primeiro ministro, 10.000 voluntários saíram de Belgrado rumo à cidade de Šabac, onde o rio precisava ser contido a todo custo, antes que atingisse algumas fábricas da região, o que causaria uma catástrofe ainda maior.

Durante o fim de semana, os desabrigados começaram a ser relocados em hotéis, centros esportivos e onde mais tivesse espaço. Os cidadãos, principalmente os mais jovens, se engajaram ao máximo, seja voluntariando-se num dos abrigos, seja juntando doações. O Twitter foi muito importante para as pessoas saberem exatamente em tempo real onde estavam precisando de ajuda e o que deveriam doar para cada abrigo.

A equipe da Serbia4Youth enviou mais de 30 carros lotados de doações em 2 dias e esse número só cresceu ao longo da semana. No sábado, recolhi doações também no encontro brasileiro. Muitas celebridades sérvias doaram também, com destaque para a doação do tenista Novak Djoković de 600.000 dólares - ele não chegou nem a tocar no dinheiro que tinha acabado de ganhar no torneio de Roma!

No domingo, o tempo já estava melhor, mas ainda havia risco do nível da água subir durante a semana. Por isso Belgrado também começou a preparar sua defesa com a ajuda de milhares de voluntários. Eu me juntei a eles e enchi muito saco de areia o dia inteiro para botar na margem do rio Sava. Assista ao vídeo abaixo e veja como foi isso:

O sentimento de união em todo o país era incrível. União essa que cruzou as fronteiras da Sérvia e fez com que as repúblicas da antiga Iugoslávia se reunissem! A Sérvia e a Bósnia receberam uma ajuda valiosa da Croácia, da Macedônia, de Montenegro, da Eslovênia... Além da ajuda de outros países, é claro, sendo a Rússia o mais rápido a comparecer. Do Brasil, o escritor Paulo Coelho mandou seu apoio - clique no link para assistir ao vídeo: http://youtu.be/Nsbef-PPPeg

Para vocês verem como todos estavam dispostos a ajudar, até as torcidas organizadas do Estrela Vermelha e do Partizan se juntaram para proteger Belgrado! Na foto ao lado vocês podem ver como um dos torcedores segura a tocha para que os outros possam encher os sacos de areia durante a madrugada. O interessante é que eles usaram a rivalidade para algo positivo: os torcedores competiram entre si para ver quem enchia os sacos mais rápido! O resultado disso, foi um número recorde de sacos enchidos em uma noite.

Hoje, a água já abaixou na maioria das cidades afetadas, que estão agora passando por um processo de limpeza e detetização. No entanto, a recuperação total dessa catástrofe com certeza vai demorar meses, se não anos! A Sérvia não é um país rico e precisa muito de doações para ajudar as vítimas desse desastre.

ATENÇÃO, VIAJANTES: Se você estiver planejando visitar a Sérvia nos próximos dias, não se preocupe, pois os centros turísticos da Sérvia não foram afetados! O dinheiro trazido pelo turismo vai ser uma grande ajuda para que o país consiga se recuperar da tragédia.

PARA DOAR:

  • A embaixada da Sérvia no Brasil abriu uma conta para receber doações às vítimas. Os dados da mesma são: BANCO RENDIMENTO (nº 663) Agência: 003 Conta em reais: 240869000-1 Conta em moeda estrangeira: 032348

  • O governo da Sérvia abriu uma conta no PayPal. Para doar basta fazer uma depósito para o e-mail floodrelief@gov.rs

Descubra mais sobre outras formas de ajudar em http://helpserbia.com/

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page