top of page

COMUNIDADE SERVO-BRASILEIRA NO FILME BELGRADE, DE BORIS MALAGURSKI


Hoje, em pleno Dia das Mães, tenho o prazer de publicar aqui no Bem-vindo à Sérvia em primeira mão uma notícia capaz de levar todos os servo-brasileiros a loucura: a comunidade servo-brasileira poderá aparecer no filme Belgrade, de Boris Malagurski! É isso mesmo que você leu: nós, servo-brasileiros, poderemos aparecer no mais novo filme de Boris Malagurski, que será lançado ainda este ano - basta fazermos tudo certinho! Calma, vou explicar, vamos por partes.

O diretor sérvio Boris Malagurski nasceu e foi criado na cidade de Subotica e, em 2005, se mudou para o Canadá, onde abriu a Malagurski Cinema e dirigiu e produziu dois aclamados filmes/documentários: "Kosovo - Can you imagine?" (2009) e "Weight of Chains" (2010). O primeiro trata sobre a dura realidade de terror e de violação dos direitos humanos sofridos pelos sérvios que habitam a província do Kosovo; já o segundo retrata as verdadeiras razões pelas quais a Iugoslávia se dividiu, que são bem diferentes do que a mídia mostra.

Em seu atual projeto, Belgrade, Boris Malagurski deseja captar toda a magia de Belgrado, a espontaneidade de seu povo e as circunstâncias históricas que moldaram a capital sérvia e transmiti-las para a tela do cinema de forma a atingir um público ocidental, que está cansado de destinos típicos da Europa, como Londres e Paris, e anseia por conhecer um lugar novo. Um detalhe interessante é que este é o primeiro documentário sobre Belgrado desde a década de 80, quando foi feito um vídeo promocional de Belgrado porque a cidade estava se candidatando para sediar as Olimpíadas de 1992! Assistindo o trailer abaixo, já podemos ver um pouquinho do filme, que com certeza vai ser um sucesso!

Acontece que, há algumas semanas, o colega serbófilo Pedro Aguiar (do blog Yugoboy) enviou a Boris um longo e-mail explicando tudo sobre a comunidade servo-brasileira no Brasil. Dentre outras coisas, citou encontros como o churrasco iugoslavo na praia de Copacabana e como aqui tem muitos brasileiros que se apaixonaram pela Sérvia e por Belgrado especificamente. No final do e-mail, Pedro se oferece para fazer uma contribuição ao filme, que consistiria na filmagem de uma cena em que nós, Belgrade lovers, mostraríamos nosso amor por Belgrado, para mostrar o quão longe essa paixão pela "cidade branca" pode chegar.

E não é que Boris Malagurski respondeu e adorou a ideia? Ele falou que sempre quis visitar o Brasil, que adora o país e que fica muito feliz de saber que muitos brasileiros amam a terra, a língua e a cultura dele. Disse que, se pudermos fazer um vídeo de brasileiros mostrando seu amor por Belgrado para ele inserir em seu filme sobre a cidade, seria "ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICO"! Por incrível que pareça, ele se mostrou realmente empolgado com a ideia!

Após nos serem passados os requisitos de formato de vídeo e som e nos ser dado um prazo, agora nos resta juntar toda a galera servo-brasileira, gravar o material e enviar para Boris Malagurski até meados de junho, porque o fase de produção do filme está prevista para terminar em julho! Tudo ainda está em fase de planejamento, mas já conseguimos o equipamento necessário e logo vamos convocar todos para o dia da gravação, que provavelmente será na primeira semana de junho! Preparem-se!

Aceitamos sugestões sobre o que gravar! Até o momento pensamos em gravar alguns depoimentos de pessoas que já visitaram Belgrado no terraço do Botafogo Praia Shopping (com vista para o Pão de Açúcar), uma cena de um encontro com comida sérvia (talvez de outro churrasco típico) e uma cena com todo mundo na praia com as bandeiras da Sérvia e do Brasil gritando "Volimo Beograd!" ou algo do tipo. Temos que mandar para ele um material bruto com duração máxima de 1 hora para ser editado.

A aparição no filme não é garantida, vai depender da qualidade do material que mandarmos. Mas, com a colaboração e o empenho de todos tenho certeza que Malagurski vai se surpreender ainda mais ao ver as cenas que gravaremos! É a nossa chance de aparecer em uma super produção cinematográfica que será exibida em dezenas de países sobre a cidade que tanto amamos! É ou não é uma notícia enlouquecedora?

Para mais detalhes, visite:

Site oficial do filme Belgrade - http://www.belgradefilm.com/index.html

Site oficial de Boris Malagurski - http://www.malagurski.com/

Assista também o vídeo abaixo, que mostra um pouco do primeiro vídeo promocional feito para Belgrado.

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page