top of page

BELGRADO: roteiro básico para uma viagem de 3 dias


Você vem para Belgrado? Que legal! Vai conhecer uma das cidades que, na minha opinião, é uma das mais incríveis da Europa e que vêm se destacando cada vez mais como um destino turístico autêntico, para aqueles que querem conhecer lugares e pessoas interessantes e diferentes, sem estarem cercados por turistas a toda parte.

Como tenho recebido um número crescente de mensagens de brasileiros que pretendem visitar Belgrado, resolvi preparar um roteiro básico para ajudá-los a planejar com mais facilidade uma viagem de três dias. Preparei-o tendo em mente lugares onde levaria amigos meus que viessem me visitar, incluindo tanto os principais atrativos turísticos quanto dicas pessoais.

ATENÇÃO: Clique no nome dos locais e atrativos sugeridos para visualizar sua localização no mapa e no final do artigo faça um passeio virtual pela Fortaleza de Belgrado.

Antes de chegar a Belgrado

Durante muito tempo, os brasileiros precisaram de visto para entrar na Sérvia, mas isso acabou em setembro de 2013. Portanto, se sua viagem não durar mais de 90 dias, não se preocupe com vistos! Saiba mais: http://www.bemvindoaservia.com/2013/08/abolidos-os-vistos-de-turismo-entre.html

Na hora de escolher seu hotel, hostel ou apartamento, a localização é muito importante. Saiba que a melhor localização da cidade é o centro, conhecido como Stari Grad. Outros bons bairros são Vračar e Dorćol, que são bem próximos. Belgrado tem meios de hospedagem para todos os bolsos.

Primeiro dia em Belgrado

Manhã / Tarde

Acomode-se, deixe suas coisas no hotel e prepare-se para explorar! Como eu acho que a melhor forma de conhecer uma cidade é a pé, o ponto de partida ideal para esse passeio de 2,5 km é a Slavija - uma rotatória enorme onde passam várias linhas de transporte público.

Logo de cara, se você estiver com fome, pode experimentar uma "pljeskavica" no meu lugar favorito: o grill Ranković, que fica logo em frente ao McDonald's.

Vá andando pela rua Kralja Milana... Você vai passar pelo Teatro de Drama de Belgrado, pelo famoso prédio "Beogradjanka", até você ver do lado direito um chafariz e um lindo jardim. Vire lá para ver a Câmara Municipal de Belgrado e o Parlamento Nacional da Sérvia.

Passe pela praça Nikole Pašića e vá pela esquerda para chegar na Terazije, onde você vai ver o imponente hotel Moskva e o Palata Albania. Continue até a estátua do homem no cavalo... Esse é o príncipe Mihailo e essa é a Praça da República, mais conhecida como Trg Republike, o principal ponto de encontro dos belgradenses. De lá, você vai seguir pela rua Knez Mihailova, uma linda rua só de pedestres cheias de lojas e cafés legais, até a entrada do parque Kalemegdan.

Antes de entrar no parque, vire à esquerda na rua Kralja Petra e desça até o restaurante sem nome, chamado de "?" (ponto de interrogação). Se você estiver com fome, saiba que essa é a kafana mais antiga de Belgrado, onde você pode experimentar algum prato típico sérvio. Logo nessa esquina fica a antiga casa da princesa Ljubica e uma catedral.

Em seguida, vá para o Kalemegdan, a fortaleza medieval e maior parque da cidade! Lá, além de ter o maior visual do encontro dos rios Sava e Danúbio, você vai ver como a cidade é realmente antiga... Algumas partes da fortaleza são datadas do século III antes de Cristo! Aproveite para dar uma pausa e, quem sabe, curtir um belo pôr-do-sol. Se quiser, visite o Museu Militar, que fica dentro da fortaleza.

Noite

Saia do Kalemegdan pela rua Strahinjića Bana e vá andando por ela... Não tenha medo se estiver escuro, Belgrado é um lugar super seguro! Nessa rua você vai ver vários restaurantes e bares, muitos deles frequentados por caras cheios da grana e mulheres cheias de silicone, por isso a rua ganhou o apelido de Vale do Silicone.

Na esquina com a rua Višnjićeva, você vai ver uma loja com um design super bacana, num prédio branco, chamada Supermarket. Apesar do nome banal, nela você vai encontrar muitos produtos criativos e curiosos que fazem valer a pena a visita!

No fim da rua Strahinjića Bana, virando à direita, você vai chegar na Skadarlija (ou Skadarska) a rua boêmia de Belgrado, onde há muitos bares, restaurantes e kafanas excelentes. Os preços são mais altos que a média, mas a comida é de primeira, e a música ao vivo nas kafanas também. A Skadarlija, no entanto, é uma rua muito turística, apesar do número de turístas lá não poder nem ser comparado com o de grandes centros turísticos do mundo. Se você quiser uma kafana tradicional e desconhecida pela maioria dos turistas, vá para a "Zlatno Burence", que fica na rua Prizrenska, bem perto do famoso hotel Moskva. Trata-se de uma das kafanas mais antigas de Belgrado, com música ao vivo e possibilidade de jantar - com certeza uma das minhas preferidas! Uma outra sugestão é a "Korčagin", uma kafana temática com decoração completamente comunista da época da antiga Iugoslávia - ir lá é definitivamente uma experiência única! Também oferecem música ao vivo e comida.

Quem estiver a fim de farra até altas horas, pode prolongar a noite num splav - barcos-boate que ficam ancorados no rio Sava, nos quais a festa rola solta! O meu preferido é o splav Povetarac, que costuma tocar mais um pop rock dos anos 90, que eu acho melhor que a música turbofolk que toca na maioria dos outros.

Segundo dia em Belgrado

Manhã

Tire a manhã para dar uma volta na Ada Ciganlija, a praia e centro esportivo de Belgrado, onde você pode caminhar, alugar patins ou uma bicicleta, nadar, pegar sol e muito mais... Isso no verão, é claro. Os mais aventureiros podem até fazer esqui aquático ou pular de bungee jump!

Não esqueça de ir a alguma "pekara" (padaria) e experimentar um burek. Se estiver próximo, experimente os melhores bureks de Belgrado na "pekara Crvena Zvezda" (rua Karađorđeva 61A) ou na "Buregdžinica Sarajevo" (rua Svetogorska, entre as ruas Palmotićeva e Stevana Sremca).

Tarde

Saindo da Ada Ciganlija, pegue o ônibus 23, 37 ou 58 em direção ao centro até о ponto "Birčaninova". Lá, você vai poder ver dois prédios que foram bombardeados ilegalmente pela OTAN em 1999 e que estão em ruínas até hoje.

Na rua Nemanjina, pegue o ônibus 78 até o ponto "Karadjordjev Park" e prepare-se para ficar boquiaberto com a imponência da maior igreja ortodoxa do mundo: o templo do São Sava.

Para o almoço, que tal experimentar o que muitos garantem ser o melhor "ćevap" da cidade? Vá andando pela rua "Mačvanska" até o final dela, onde você vai encontrar a tradicional kafana Čubura. Mais uma dica do blog Bem-vindo à Sérvia que, em geral, só os moradores locais conhecem!

Para fechar a tarde, faça uma visita ao museu do inventor sérvio Nikola Tesla, um museu super interativo e muito interessante! Dá para ir andando da kafana Čubura.

Se sobrar tempo, dê uma passada no parque Tašmajdan e na igreja de São Marko, que também ficam lá perto. Nesse parque você vai poder ver o chafariz que toca música clássica e o monumento às crianças mortas ali no bombardeio da OTAN em 1999.

Noite

Vá curtir um jazz ao vivo com uma vista espetacular de Belgrado no "Čekaonica", um jazz club que fica no terraço do BIGZ, o prédio de uma grande empresa estatal da antiga Iugoslávia que hoje é semi-abandonado, tem um estilo sem igual, cheio de grafites e pixações e abriga diversos estúdios musicais. A sensação de andar pelo prédio é até assustadora e a surpresa de ver o visual lá do terraço enquanto ouve jazz de qualidade é sempre muito boa!

Terceiro dia em Belgrado

Manhã / Tarde

Pegue o ônibus 83 que passa perto da Slavija e vá até a estação "Zemun Pošta". Este é o bairro de Zemun, um dos mais antigos de Belgrado e que difere bastante do resto da cidade devido ao fato de ter sido dominado pelos austro-húngaros durante muito tempo no passado. Ande um pouco até chegar na margem do rio Danúbio e vá andando por ali até chegar o ponto onde você deve subir um pequeno morro para alcançar o mirante na torre de Gardoš. A vista é sensacional! Na volta, passe pela feira de Zemun para ver um pouco do dia-a-dia das pessoas que moram ali.

Zemun é cheio de bons restaurantes e kafanas, onde você pode sempre beber ou comer alguma coisa. Como é um bairro afastado, um passeio por lá leva algumas horas.

Noite

Se você tiver tempo antes de continuar sua viagem ou fazer a viagem de volta, não deixe de experimentar uma das cervejas com sabores especiais da cervejaria Black Turtle que se localiza em dois lugares: uma na rua Svetogorska (perto do lugar onde vende o melhor burek como citado acima) e outra na rua Dečanska (perto da praça Nikole Pašića).

Gostou do roteiro? Gostaria de adicionar algo? Deixe um comentário!

1.244 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page