top of page

BELGRADE4YOUTH - Trazendo jovens do mundo para Belgrado


Fevereiro é um mês especial para o Turismo na Sérvia. É o mês no qual é organizado o maior evento turístico do sudeste europeu: a Feira de Turismo de Belgrado (Beogradski Sajam Turizma, em sérvio), que a cada ano atrai um número cada vez maior de visitantes e de expositores nacionais e internacionais. O grande diferencial deste ano é que será organizado durante a Feira, como parte integrante do plano de desenvolvimento do Turismo na Sérvia, o evento Belgrade4Youth, que consistirá de uma série de ações a fim de promover Belgrado como capital do turismo jovem e, assim, trará à cidade centenas de jovens de várias partes do mundo. Neste artigo, você encontra todos os detalhes deste evento imperdível!

A responsável pelo evento é a organização Srbija za Mlade ou Serbia4Youth (Sérvia para Jovens, em português). Fundada há pouco mais de 1 ano, no dia 6 de outubro de 2011, a organização já é membro oficial da comissão planejadora do Turismo na Sérvia, atuando juntamente com a Organização de Turismo da Sérvia e outros grandes órgãos do setor. Seu objetivo é, basicamente falando, promover a Sérvia como destino jovem de uma maneira inovadora e criativa, adequada a pessoas ativas. Seus roteiros, além de proporcionarem atividades na natureza ligadas à história sérvia, sempre incluem festas e diversão.

No evento Belgrade4Youth, a organização Srbija za Mlade vai fazer o que faz de melhor, só que com foco exclusivamente em Belgrado. O projeto é baseado em quatro pilares:

  • Educacional - será realizada uma conferência na qual os participantes terão a oportunidade de obter conhecimento de experts da indústria do turismo, que apresentarão dinamicamente novas tendências do turismo jovem, darão exemplos de boas práticas e proporcionarão espaço para networking entre os participantes;

  • Informacional - a herança histórica e cultural de Belgrado, bem como suas atrações turísticas, serão apresentadas aos jovens através de passeios guiados por guias profissionais e pelos Belgrade Greeters, além de diversas outras atividades, como o sightseeing interativo feito no bonde nº2, onde vai rolar uma festa;

  • Diversão - serão organizadas festas para promover a integração dos jovens em alguns dos lugares mais badalados de Belgrado;

  • Humanitário - serão coletados brinquedos, roupas, material escolar, entre outras coisas para serem doados a órfãos.

Veja abaixo a programação do evento.

Sexta-feira, dia 22 de fevereiro

  • Das 13h às 15h - passeio guiado pelo centro de Belgrado, saindo da Praça da República, passando pela rua Knez Mihailova até o Kalemegdan.

  • 15h - seção de fotos em grupo com todos os participantes de todos os países no Kalemegdan, em frente ao monumento do vitorioso (área onde a imprensa estará esperando);

  • Das 15h às 17h - passeio pelo subterrâneo de Belgrado com direito a degustação de vinhos.

  • Das 17h às 19h - "Party tram". Uma festa organizada dentro do bonde nº2 (famoso "krug Dvojke"), enquanto ele dá a volta pela cidade.

  • Das 23h às 4h - o aquecimento para a grande Belgrade4Youth Fest, no splav Play.

Sábado, dia 23 de fevereiro

  • 9h - visita à Feira de Turismo de Belgrado e à feira BeoWine, visitando os estandes, desgustando vinhos, encontro amigos e se divertindo.

  • Das 14h às 17h - conferência Belgrade4Youth, que contará com os seguintes temas e participantes:

  • Apoio do Estado ao turismo jovem (Goran Petković, Ministro de Economia e Finanças da Sérvia);

  • Ir ou ficar? (Rob Davidson, Professor sênior de gestão de eventos da Universidade de Greenwich, em Londres);

  • Crowdsourcing (Siniša Zarić, PhD da Faculdade de Economia da Universidade de Belgrado);

  • Ano da promoção do turismo jovem em Belgrado (Dejan Veselinov, CEO da Organização de Turismo de Belgrado)

  • Promoção do ecoturismo e da proteção ambiental no lago Vlasina (Milan Ćulić, MA, UNDP Serbia)

  • Brasil em Belgrado (Thiago Ferreira, Blog Bem-vindo à Sérvia)

  • 17h - celebração da fundação da IASTH (International Association of Students of Tourism and Hospitality).

  • 22h - a grande Belgrade4Youth Fest, no Belgrade Youth Center.

Domingo, 24 de fevereiro

  • 11h - passeio de despedida de todos os grupos no Kalemegdan.

Os passeios de sexta-feira serão gratuitos, exceto o tour subterrâneo, que não vai custar mais de 1.000 dinares (10 euros). Todos são bem-vindos para participarem em qualquer uma das atividades, porém, é desejável (não obrigatório) que aqueles que pretendem participar dos tours e/ou da conferência entrem em contato com a Serbia4Youth pelo e-mail office@srbijazamlade.rs e enviem nome, sobrenome, e-mail e nome da faculdade onde estuda ou instituição onde trabalha.

Podemos ver que o projeto Belgrade4Youth não só será muito interessante para estudantes e profissionais do Turismo, mas também vai ser uma experiência única para todos os visitantes conhecerem Belgrado e pessoas de diferentes partes do mundo de uma forma totalmente dinâmica, enriquecedora e divertida! A organização Serbia4Youth já confirmou a presença de estudantes da Itália, Polônia, Índia, Turquia, Rússia, Canadá, Grécia, Finlândia, Espanha, Eslovênia, Montenegro, Croácia, Macedônia, Tunísia e de muitos outros países, inclusive do Brasil, que não poderia faltar!

Não sei se vocês viram, mas meu nome está na lista de palestrantes da conferência. Pois é, é com imenso prazer que anuncio que fui convidado para falar sobre minhas experiências e impressões de Belgrado. Vou contar minha história, falar sobre meu trabalho de divulgação da Sérvia no Brasil e compartilhar com o público as razões pelas quais Belgrado atrai tanto não só a mim, como a todos os brasileiros que a visitam! Espero contar com a presença em massa dos brasileiros de Belgrado por lá!

Por fim, disponibilizo abaixo links úteis para quem quiser mais informações sobre o evento. Clique no nome do evento em que tiver interesse para se redirecionado.

Nos vemos no Belgrade4Youth!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page