BELGRADE BEER FEST 2012


Quando você ouve o nome Beer Fest, você logo pensa em cerveja, certo? Tudo bem, tem muita cerveja mesmo... As donas da casa (Jelen, Lav, Bip, etc) dividem espaço com grandes nomes internacionais, como Beck's, Heineken, Amstel e muitas outras. Ao todo, são 43 marcas do mundo inteiro participando! Mas quer saber por que o festival atrai mais de 100 mil visitantes diariamente? Simples: além da grande quantidade de marcas de cerveja, o Beer Fest conta com uma excepcional programação musical e a entrada é 100% franca! Ah, e quem beber mais cerveja na competição organizada pela Carlsberg ganha um fim de semana para dois na montanha Zlatibor!

O festival é montado numa grande área verde próxima do shopping Ušće. Em dias normais, é difícil acreditar que lá tem espaço para tantas pessoas. Na verdade, é difícil acreditar na quantidade de pessoas que você vê nas ruas migrando em uma mesma direção... Você se pergunta: "De onde veio tanta gente?" Com os ônibus completamente lotados, muitas pessoas acabam descendo no centro e indo a pé, passando pela Brankov Most, dando uma pausa no banheiro do shopping Ušće e, então, chegando lá depois de uns 40 minutos andando. No entanto, às vezes você dá sorte de, logo atrás de um ônibus lotado, vir um ônibus completamente vazio, aí é só pular pra dentro e se dar bem... Não precisa nem pagar!

Uma vez lá, a entrada é um pouco infernal... Você se aperta na multidão, que tem que passar por vários funis onde cada pessoa é revistada pela segurança do evento. O legal é que seguranças mulheres revistam mulheres e seguranças homens revistam homens. Quando entra, você já dá de cara com uma quantidade enorme de grandes estandes com tudo quanto é cerveja! A boa é você pegar um mapa do evento (amplamente distribuído pela cidade e disponível na internet) para você já ir decidido em relação a qual cerveja quer experimentar e onde ela está localizada. O preço do copão de 500ml de cerveja varia de 150 a 300 dinares (R$3,15 a R$6,30).

A organização me pareceu mil vezes melhor do que o que eu vi no Rock in Rio ano passado. No Beer Fest não tem filas, você encontra facilmente mesa pra sentar e conversar (nos estandes que as oferecem) e é até bem fácil você ficar na cara do palco durante os shows. O engraçado é que tem muita gente, mas o espaço comporta bem as pessoas. Parece besteira comparar um evento na Sérvia com o Rock in Rio (minha namorada mesmo me falou isso), mas ambos os eventos receberam 100 mil visitantes por dia, ou seja, são eventos do mesmo porte!

E eu comparo sim o Beer Fest com o Rock in Rio também porque no Beer Fest deste ano eu tive a oportunidade de ver de perto bandas de rock tradicionalíssimas da Iugoslávia, que influenciaram as gerações antigas e ainda influenciam as gerações mais novas. Estou falando de Električni Orgazam, Plavi Orkestar, YU Grupa, Zabranjeno Pušenje, Crvena Jabuka... Tentem imaginar como o rock por aqui se desenvolveu em meio a inúmeros conflitos e imaginem como, até hoje, as mesmas bandas que tocaram naquela época sobem no palco e contagiam a multidão com seu rock que já é parte da identidade cultural de um povo. Para mim foi uma honra e uma emoção bem grande ver aqueles caras de cabelo branco tocando! Gravei alguns vídeos com trechos das músicas nos shows que assisti. Dêem um olhada abaixo.

A banda de Belgrado formada em 1980, Električni Orgazam, tocando "Debela devojka":

A banda de Sarajevo formada em 1983, Plavi Orkestar, tocando "Zeleno, volim te":

Uma rodinha punk no show da banda mais antiga ainda ativa na Sérvia, YU Grupa, formada em 1970:

A banda de Sarajevo com a qual Emir Kusturica tocou em algumas ocasiões, Zabranjeno Pušenje:

A banda mais nova que eu vi, formada em Belgrado em 1992, os Orthodox Celts tocam uma mistura de folk irlandês com rock e têm uma legião de fãs:

Talvez nos vídeos não dê para ver bem, mas o único ruim do Beer Fest é a poeira. Com as pessoas todas pulando, e a falta de chuva em Belgrado nas últimas semanas, subiu poeira demais, ao ponto de ficar difícil de respirar! Os mais inteligentes estavam usando aquelas máscaras de cirurgião ou amarravam as camisas na frente do nariz.

Como os ônibus de Belgrado funcionam em esquema especial depois da meia-noite (com número de linhas reduzido), o jeito era encarar 40 minutos de caminhada até a Trg Republike, no centro, para pegar meu ônibus para Rakovica. A maioria da pessoas faz isso, a não ser que morem ou estejam hospedadas no centro ou em Novi Beograd, próximo ao festival.

O Beer Fest celebrou este ano 10 anos seguidos de existência e, por isso, os organizadores decidiram dar ao público um dia a mais de festival (6 ao invés de 5), sendo o último dia hoje. Eu já estou acabado, me sentindo igual um senhor de idade com dor nas costas e nas pernas após ter ido em apenas 3 dias no festival... mas vale muito a pena! Altamente recomendado!

Fique ligado!

Para ver todas as fotos, visite a página do Bem-vindo à Sérvia no Facebook, clicando aqui.

Você já foi ao Beer Fest em Belgrado? Deixe um comentário!

#belgrado #eventos #beerfest

6 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

+381 60 417-8876

© 2020 por Bem-vindo à Sérvia.