top of page

26ª MARATONA DE BELGRADO 2013


Hoje foi um domingo especial em Belgrado: dia da meia maratona da cidade. Em sua 26ª edição, a corrida alcançou um número recorde de participantes, com 2.800 corredores da maratona e da meia maratona e mais de 15.000 corredores da "Corrida da Satisfação" (Trka Zadovoljstva - 5km). Apesar dos números não se compararem com os mais de 20.000 participantes da maratona do Rio de Janeiro, Belgrado certamente surpreendeu pela beleza, a boa organização e pela energia das pessoas na rua!

Chegada da 26ª Meia Maratona de Belgrado 2013

Como um corredor regular de meias maratonas no Rio de Janeiro, tive a oportunidade de correr minha primeira meia maratona fora do Brasil na cidade que considero ser minha segunda casa. Aguardei por este momento ansiosamente durante meses e o dia finalmente chegou... Um dia lindo de primavera, com a cidade toda florida e uma temperatura muito agradável com o céu azulzinho - um dia perfeito para correr!

De fato, a sensação de correr por Belgrado foi fenomenal. Tudo bem que não passamos por Ipanema, nem por Copacabana e não tivemos que enfrentar a temida "subida da Perimetral", contudo, a cidade brilhava, os parques de Nova Belgrado pelos quais passamos estavam encantadores e a sensação de cruzar a Brankov Most (ponte que passa sobre o rio Sava) com aquele visual do Kalemegdan e da Cidade Antiga (Stari Grad)

Na reta final

foi de tirar o fôlego! E, se o problema é falta de subidas, quero ver quem encara subir a Kneza Miloša (rua no centro da cidade) no último quilômetro da corrida!

Uma vez que, no Rio de Janeiro, eu sempre corria com a bandeira da Sérvia, aqui em Belgrado, troquei-a pela bandeira do Brasil, que chamou bastante atenção. Por todo o canto, eu via olhares surpresos e o pessoal torcia "Bravo, brasileiro!", "Vai, Brasil!", "Ronaldo!" e até o hino do Flamengo eu ouvi... Pode parecer besteira, mas todo mundo que já correu uma corrida de longa distância sabe como a energia do público ajuda. O público de Belgrado está de parabéns! Correndo por Nova Belgrado, vi até o vocalista da banda de rock YU Grupa e falei pra ele: "Sou do Brasil e adoro a YU Grupa!", o que arrancou risadas dos corredores à minha volta e com certeza deixou o integrante da banda surpreso.

Correr por Belgrado pela primeira vez foi uma emoção ainda maior quando lembrei da maratona de 1999 organizada na cidade. Em abril daquele ano, a OTAN estava bombardeando Belgrado, mas ainda assim alguns corredores locais e de sete outros países decidiram correr para apelar pelo fim da guerra. Após a largada dada por uma pomba branca, os corredores correram essa maratona que ficou marcada por ser a primeira maratona organizada em uma situação de guerra e a primeira e única na qual todos os participantes foram vencedores - correram todo o percurso juntos e chegaram de mãos dadas, emocionando a todos. Existe exemplo maior de espírito esportivo?

A emocionante chegada dos corredores da maratona de 1999.

Enfim, corri os 21km da 26ª Meia Maratona de Belgrado em 1 hora e 50 minutos e, no final da corrida, depois de dar um beijo na minha namorada linda que estava me esperando, dei algumas palavras ao repórter do canal sérvio Studio B, como vocês podem ver nos 2:45 da reportagem abaixo:

Você já participou da Maratona de Belgrado? Deixe um comentário!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page