top of page

11 atrações gratuitas em Belgrado para você curtir a cidade

Atualizado: 6 de abr. de 2019


O Kalemegdan funciona como um parque e tem diversas atrações ao longo do ano. E, claro, também tem uma vista incrível! Imagem: Ligia Gauri

Viajar para a Sérvia pode proporcionar experiências incríveis e, muitas vezes, sem custo nenhum! Afinal, existem inúmeras atrações gratuitas em Belgrado para que você possa curtir a cidade.


Assim, sobra mais para as suas outras viagens pelos Bálcãs! Algo excelente, concorda? A seguir, confira uma seleção bem especial com 11 lugares incríveis e que dá para aproveitar de graça!


1. Kalemegdan


Kalemegdan é um antigo forte e que hoje funciona como parque. Além disso, ele é uma das principais atrações gratuitas em Belgrado e atrai tanto os turistas quanto os próprios moradores o ano todo.


Das ruínas do local é possível observar os bairros Zemum e Novi Beograd, assim como o encontro das águas dos rios Danúbio e Sava. Ideal para quem gosta de curtir a natureza e um belo pôr do sol.


2. Knez Mihailova


O nome pode até ser difícil de pronunciar, mas Knez Mihailova é o nome de uma rua bastante popular no centro da cidade e conhecida como pedestrian zone já que carros não passam por ela.


O local tem inúmeros prédios antigos e bem conservados, além de ser repleta de bares, restaurantes e lojas, como Zara e H&M. Quando for andar por lá, aproveite para entrar nas ruas laterais, pois elas sempre escondem lugares interessantes.


3. Skadarlija


Skardalija é uma rua super charmosa e cheia de restaurantes e bares. Vale a pena conhecer! Imagem: Ligia Gauri

Skadarlija também faz parte das atrações gratuitas em Belgrado e é popularmente conhecida como uma rua boêmia. Durante o século 19 foi uma área onde moravam artistas e personalidades da época e cheia de kafanas (restaurante típico da Sérvia).


Ainda hoje as kafanas e os bares permanecem no local. Logo no início da rua tem um painel que conta um pouco mais sobre a história do lugar.


4. Parque Tašmajdan


Uma das atrações gratuitas em Belgrado com um belo visual, sem dúvidas, é o parque Tašmajdan. Ele fica ao lado da Igreja São Marco e tem monumentos em memória das vítimas das guerras que o país enfrentou.


Aliás, na parte de trás do parque está localizado um dos prédios da TV nacional sérvia que foi bombardeada na década de 1990. As ruínas da parte externa da construção ainda podem ser observadas.


5. Igreja São Marco


Logo ao lado do parque Tašmajdan fica a igreja de São Marco. Ela foi construída no período entre a 1ª e a 2ª guerras mundiais e continua incompleta até hoje.


É uma das maiores igrejas ortodoxas de Belgrado e tem uma incrível fachada. Vale a pena aproveitar a visita ao parque para também conhecê-la. Outro bom motivo: a entrada é gratuita!


6. Igreja São Sava


Por falar em igreja, o templo de São Sava é um lugar imperdível. A construção é considera a maior igreja Ortodoxa do mundo e tanto a área externa quanto interna são impressionantes.


Além de ser uma das melhores atrações gratuitas em Belgrado, a igreja de São Sava atrai não apenas moradores e cristãos ortodoxos, mas pessoas de todo o mundo. O movimento por lá é maior durante o Natal, Ano Novo e páscoa.


7. Museu da Iugoslávia


Toda 1ª quinta-feira do mês você pode visitar o Museu da Iugoslávia e o mausoléu do Marechal Tito de graça! Imagem: Ligia Gauri

Quem deseja saber mais sobre a história da Sérvia e da região precisa incluir uma visita ao Museu da Iugoslávia. O lugar tem informações interessantes sobre a formação e dissolução da Iugoslávia, além de abrigar o mausoléu onde foi enterrado o Marechal Josip Broz Tito, que comandou o antigo país.


A entrada é gratuita toda primeira quinta-feira do mês, das 16h às 18h, assim como no dia 4 e 25 de maio. Nos demais dias o ingresso custa 400 dinares para adultos e 200 dinares para estudantes. Crianças de até 10 anos não pagam.


8. Museu Nacional da Sérvia


Assim como o anterior, o Museu Nacional da Sérvia também é uma das atrações gratuitas em Belgrado, mas em dias específicos. Nesse caso, a entrada é liberada aos domingos. Nos demais dias o preço do ingresso varia entre 100 e 600 dinares.


Uma das áreas mais interessantes do museu fica logo no primeiro andar, com a exibição permanente e artefatos do período paleolítico até o século 20. Também é possível ver obras de arte de grandes pintores, como Monet e Van Gogh.


9. Parque Košutnjak


A área mais ao sul de Belgrado é cheia de belezas naturais e uma delas é o parque Košutnjak. O local é repleto de árvores enormes, animais, playgrounds, ciclovia, pista de cooper e muitos espaços destinados para lazer.


Aos fins de semana e feriados é comum que os moradores se reúnam por lá e façam churrasco ou piquenique. Alguns bares e restaurantes funcionam no topo, em uma espécie de mirante em que é possível observar grande parte da cidade.


10. Ada Ciganlija


Belgrado não tem mar, mas quem gosta de aproveitar os dias quentes durante o verão pode se refrescar no parque Ada Ciganlija. O lugar tem um lago de águas cristalinas e uma série de restaurantes e bares incríveis ao redor.


O passeio vale a pena e ainda dá para alugar bicicleta ou patins e percorrer toda a área do parque. Para quem quer relaxar e curtir a natureza o Ada é um prato cheio!


11. Gardoš Tower


Entre as atrações gratuitas em Belgrado também está um lugar conhecido como Gardoš Tower, no bairro de Zemun. De fato, toda a região é muito bonita, principalmente por conta da arquitetura austro-húngara de algumas de suas construções.


A torre foi construída em 1896 para celebrar a presença húngara na região, mas passou por uma grande restauração por conta de combates que aconteceram na região em 1914. Vale ressaltar que o local também funciona como mirante e é um excelente ponto de observação do pôr do sol.


Gostou de conhecer algumas das atrações gratuitas em Belgrado? Então, aproveite para assinar a newsletter do Bem-Vindo à Sérvia e fique por dentro das principais informações sobre a Sérvia e a região dos Bálcãs!

232 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page