• Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

+381 60 417-8876

© 2020 por Bem-vindo à Sérvia.

Um olhar poético sobre Despotovac


А Sérvia não é simplesmente um país recheado de fortalezas, arquiteturas medievais e monastérios. Digo isso pois visitando a cidade de Despotovac, tivemos a oportunidade de conhecer um outro lado talvez pouco explorado pelos turistas que vêm aqui. Estamos falando do turismo ecológico.


O tempo não permitiu andar a cavalo mas ao menos pudemos apreciá-los. Foto Marina Farias

Um dos primeiros lugares que visitamos ao chegar em Despotovac foi a cachoeira Veliki Buk, situada na área de proteção ambiental. Quando olhamos a água, Rayssa e eu logo pensamos que o verão naquele local deve ser movimentado. Porém, nossa guia turística Milica nos disse, que por ser muito fundo, não é permitido aos turistas nadar no local. O que é uma pena, já que a paisagem é muito bonita. Além disso, quando a temperatura está mais alta, a cachoeria se torna palco de luais e shows. Isso sem contar com luzes decorativas que tomam conta da água.


Eu e a nossa anfitriã Milica em frente a cachoeira. Foto: Rayssa Morinigo


Imagem da cachoeira durante o verão. Foto: google imagens

Ao descer da cachoeira, fizemos uma pausa para apreciar uma fazenda que se encontrava a beira da cachoeira. O ar além de puro, nos lembrava algumas fazendas que já visitamos no Brasil. Sabe aquela sensação de estar no interior, curtindo a paz, o silencio e os animais? Pois é... bem diferente dos grandes centros que visitamos até então.


Foto: Marina Farias


Foto: Rayssa Farias

Sem contar que tudo isso foi mostrado por um dos moradores mais simpáticos da fazenda. Esse garotinho de 11 anos de idade, chamado Mihailo, que fez questão de nos mostrar também suas habilidades com arma de chumbinho.


Mihaijlo com apenas onze anos, já é um expert com a arma de chumbinho.

Ao sair da fazenda, nossa guia nos levou para conhecer um lugar que faz parte da rota ecológica de quem visita Despotovac: a caverna Resava. A entrada fica a cerca de 485 metros acima do nível do mar e é uma das mais antigas da Sérvia, com cerca de 80 milhões de anos.

Nós nunca havíamos visitados uma carverna antes e a sensação foi realmente de estarmos perdidas em algum momento num passado pré-histórico.


Foto: Rayssa Morinigo

Ao descermos mais e mais fundo na caverna, uma pequena sensasão de claustrofobia surgiu dentro de nós e quando se olhava pra cima, era possível ver famílias de morcegos descansando docemente nas paredes da caverna. Divertido e um pouco assustador ao mesmo tempo.


Vários pratos típicos foram servidos durante o almoço. Foto: Rayssa Morinigo

Depois de um longo dia conhecendo lugares e pessoas, foi o momento de almoçar. Esse banquete, como pode ser visto na foto, foi todo preparado com alimentos orgânicos. Sim, todos os pratos foram feitos de forma artesanal e com ingredientes plantados pelos próprios moradores do local. Mas não é só de comida que o local vive. Pra quem gosta de andar a cavalo, passear pelo campo, plantar, ciclismo, pesca... Tudo isso pode ser incluso num pacote para estadia na fazenda chamada Eco Farm Milanovic.


7 visualizações