• Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

+381 60 417-8876

© 2020 por Bem-vindo à Sérvia.

PROGRAMA "O MUNDO SEGUNDO OS BRASILEIROS" NA SÉRVIA


Essa semana está sendo especial para os brasileiros de Belgrado. Vocês já assistiram ao programa "O Mundo Segundo os Brasileiros" que passa na Band toda segunda-feira à meia-noite e meia? Adivinhem só: eles estão gravando com a galera aqui de Belgrado! Sete brasileiros foram escolhidos para gravar e ontem (sábado) foi a minha vez.

Como estou sempre viajando e promovendo o turismo pela Sérvia, nada mais justo que levar os dois integrantes da equipe do programa que estão aqui com a gente, a Marilia e o Edgar, numa viagem. Às 10h pegamos o ônibus da Serbia4Youth e fomos até Kikinda, cidade que fica a 130 quilômetros de Belgrado, para descobrirmos juntos o tradicional Festival da Abóbora que estava acontecendo por lá.

Nosso dia foi bastante corrido: começamos a gravar às 13h e terminamos só às 20h! Quando você vê o programa já pronto na TV, é difícil imaginar que dê tanto trabalho assim... Nosso maior desafio foi o fato de estarmos numa cidade pequena, que não tem tantas coisas diferentes para mostrar, e desconhecida. O programa é bem dinâmico e precisa de ação, interatividade com as pessoas e algo para fazer em todos os lugares visitados. Por exemplo, não bastava eu chegar no lago de Kikinda e mostrá-lo, eu teria que fazer alguma atividade, como andar de bicicleta, nadar ou algo assim.

No começo, fui andando pelo centro do festival explorando a cidade e as barraquinhas que vendiam de tudoum pouco, inclusive abóboras de todas as formas, cores e tamanhos! Aí eu ia perguntando aos vendedores quanto custavam as coisas, sempre travando uma conversa. Filmamos danças folclóricas e músicos que tocavam música tradicional sérvia, mas, claro, eu tive que cantar também! No almoço, fomos experimentar a comida típica da cidade num restaurante que tinha absolutamente tudo de abóbora: sopa de abóbora, pão de abóbora, abóbora assada, torta de abóbora e muffin de abóbora.

Para resolver o desafio de encontrarmos o maior número possível de coisas interessantes para gravar na cidade pequena, fui bem cara de pau e interagi bastante com as pessoas que estavam lá. Dentre vários momentos bacanas, o mais legal foi quando fui falar com um senhor de barba branca muito simpático que estava vestindo a roupa folclórica típica da Vojvodina. O apelido dele era Cule. Ele me deu muito vinho, um pão gigante e bacon caseiros, que ele mesmo preparou, para eu comer e beber lá na hora... E não deixava eu ir embora enquanto não tomasse todo o vinho e comesse tudo! Foi o momento perfeito para ilustrar a hospitalidade do povo sérvio. A gente deu boas risadas!

Outro momento engraçado foi quando eu dancei o "kolo" com uma senhora e um velho bêbado. Esse foi filmado por uma pessoa aleatória que estava lá assistindo e eu consegui encontrar no Facebook hoje. Vejam: https://www.facebook.com/video/embed?video_id=10200443118992577

Na televisão, o dia inteiro de gravação vai ser resumido em 8 minutos e, consequentemente, algumas coisas não vão aparecer. O importante é que tenho certeza que fiz minha parte para mostrar aos espectadores como a Sérvia é um país surpreendente, esteja você em Belgrado, esteja em qualquer outra cidade, você sempre vai ser bem recebido e vai encontrar coisas interessantes.

Deixo aqui um obrigado à Marilia e ao Edgar, que são gente finíssima e que deram tudo de si para que a gravação fosse a melhor possível e à minha irmã Bruna, que fez o primeiro contato com a equipe do programa, sem o qual nada disso teria acontecido.

Assista abaixo ao EPISÓDIO COMPLETO:

Assista abaixo a uma entrevista em grupo que fiz com outros participantes e a equipe do programa:

#atualidades #tv

176 visualizações