Essa semana está sendo especial para os brasileiros de Belgrado. Vocês já assistiram ao programa "O Mundo Segundo os Brasileiros" que passa na Band toda segunda-feira à meia-noite e meia? Adivinhem só: eles estão gravando com a galera aqui de Belgrado! Sete brasileiros foram escolhidos para gravar e ontem (sábado) foi a minha vez.
Como estou sempre viajando e promovendo o turismo pela Sérvia, nada mais justo que levar os dois integrantes da equipe do programa que estão aqui com a gente, a Marilia e o Edgar, numa viagem. Às 10h pegamos o ônibus da Serbia4Youth e fomos até Kikinda, cidade que fica a 130 quilômetros de Belgrado, para descobrirmos juntos o tradicional Festival da Abóbora que estava acontecendo por lá.
Nosso dia foi bastante corrido: começamos a gravar às 13h e terminamos só às 20h! Quando você vê o programa já pronto na TV, é difícil imaginar que dê tanto trabalho assim... Nosso maior desafio foi o fato de estarmos numa cidade pequena, que não tem tantas coisas diferentes para mostrar, e desconhecida. O programa é bem dinâmico e precisa de ação, interatividade com as pessoas e algo para fazer em todos os lugares visitados. Por exemplo, não bastava eu chegar no lago de Kikinda e mostrá-lo, eu teria que fazer alguma atividade, como andar de bicicleta, nadar ou algo assim.
No começo, fui andando pelo centro do festival explorando a cidade e as barraquinhas que vendiam de tudoum pouco, inclusive abóboras de todas as formas, cores e tamanhos! Aí eu ia perguntando aos vendedores quanto custavam as coisas, sempre travando uma conversa. Filmamos danças folclóricas e músicos que tocavam música tradicional sérvia, mas, claro, eu tive que cantar também! No almoço, fomos experimentar a comida típica da cidade num restaurante que tinha absolutamente tudo de abóbora: sopa de abóbora, pão de abóbora, abóbora assada, torta de abóbora e muffin de abóbora.
Para resolver o desafio de encontrarmos o maior número possível de coisas interessantes para gravar na cidade pequena, fui bem cara de pau e interagi bastante com as pessoas que estavam lá. Dentre vários momentos bacanas, o mais legal foi quando fui falar com um senhor de barba branca muito simpático que estava vestindo a roupa folclórica típica da Vojvodina. O apelido dele era Cule. Ele me deu muito vinho, um pão gigante e bacon caseiros, que ele mesmo preparou, para eu comer e beber lá na hora... E não deixava eu ir embora enquanto não tomasse todo o vinho e comesse tudo! Foi o momento perfeito para ilustrar a hospitalidade do povo sérvio. A gente deu boas risadas!
Outro momento engraçado foi quando eu dancei o "kolo" com uma senhora e um velho bêbado. Esse foi filmado por uma pessoa aleatória que estava lá assistindo e eu consegui encontrar no Facebook hoje. Vejam: https://www.facebook.com/video/embed?video_id=10200443118992577
Na televisão, o dia inteiro de gravação vai ser resumido em 8 minutos e, consequentemente, algumas coisas não vão aparecer. O importante é que tenho certeza que fiz minha parte para mostrar aos espectadores como a Sérvia é um país surpreendente, esteja você em Belgrado, esteja em qualquer outra cidade, você sempre vai ser bem recebido e vai encontrar coisas interessantes.
Deixo aqui um obrigado à Marilia e ao Edgar, que são gente finíssima e que deram tudo de si para que a gravação fosse a melhor possível e à minha irmã Bruna, que fez o primeiro contato com a equipe do programa, sem o qual nada disso teria acontecido.
Assista abaixo ao EPISÓDIO COMPLETO:
Assista abaixo a uma entrevista em grupo que fiz com outros participantes e a equipe do programa:
Comentarios