PARQUE TAŠMAJDAN - sombra, água fresca e música clássica no coração de Belgrado


Belgrado é uma cidade movimentada e, por vezes, infernal quando você tem que pegar ônibus lotados num calor de 40º durante o verão e nada parece te fazer sentir bem. Mas Belgrado também é generosa, pois oferece diversas soluções para este tipo de problema. O artigo de hoje é sobre um dos meus lugares favoritos, onde vou sempre que preciso esfriar a cabeça e relaxar: o parque Tašmajdan.

Não posso começar a escrever sem que vocês saibam que o espaço onde hoje se localiza o Tašmajdan já era explorado há quase dois milênios atrás pelos romanos, que de lá extraíam pedras para construir a predecessora de Belgrado, a cidade medieval Singidunum. O nome surgiu mais tarde, durante o domínio Otomano, com a junção das palavras turcas taş (pedra) e meydan (praça). Devido à proximidade da cidade, praticamente todos os prédios e paredes de pedra do período Otomano em Belgrado foram construídos com pedras dali.

Alguns eventos históricos importantes aconteceram neste exato local. Por exemplo, foi lá que Karađorđe montou o acampamento de onde conduziu a liberação de Belgrado durante a Primeira Revolta Sérvia e o subsequente Cerco de Belgrado. Foi lá que foi anunciada a independência prática (não oficial) da Sérvia em 1830 e, além disso, alguns historiadores acreditam que lá é o lugar onde foram queimados os restos do São Sava em 1595. O parque em si foi criado em 1958.

Recentemente, o Tašmajdan foi palco de uma tragédia: em abril de 1999 foi bombardeado pela OTAN, que tinha como alvos o prédio da emissora RTS e o teatro infantil "Duško Radović", ambos localizados no parque. Em junho do mesmo ano foi erguido um monumento em forma de coração em homenagem às crianças que morreram na ocasião. Nele está escrito "Éramos apenas crianças" em sérvio e em inglês. Em 2010, o governo do Azerbaijão presenteou Belgrado com uma reconstrução completa do parque, que foi concluída recentemente. Como forma de agradecimento, lá foi erguida uma estátua do ex-presidente do Azerbaijão Heydar Aliyev.

Com sua localização privilegiada na área de Palilula, no início do Bulevar Kralja Aleksandra, a 600 metros de Terazije, muitos turistas passam pelo parque pegando carona no passeio até a igreja de São Marcos (crkva Svetog Marka), que se impõe sobre as árvores. Mas, se você quiser entender a mágica do Tašmajdan, você precisa ir com calma.

Enquanto o Kalemegdan é o melhor lugar ao ar livre para você jogar conversa fora com os amigos, eu diria que o Tašmajdan é o melhor lugar para você relaxar com ou sem companhia... Descansar um pouco da rotina corrida diária... Ler um livro ou quem sabe até mesmo trabalhar fora do escritório. O Tašmajdan é para mim um dos lugares mais inspiradores de Belgrado! Com muitas árvores altas, uma brisa fresca que faz você esquecer o calor do verão e (o melhor de tudo) um chafariz que toca música clássica no fim da tarde! É um verdadeiro refúgio do agito de Belgrado e, ao mesmo tempo, fica em frente a um dos bulevares mais movimentados da cidade.

Basta você tirar um fim de tarde para sentar lá para saber do que estou falando. Sente e observe as pessoas. Você verá grupos de velhinhos com bengalas conversando e rindo pelos bancos... Pessoas que estavam ali antes do parque ser construído! Imagine quanta história vivenciaram nesta cidade. Verá também muitas crianças brincando... Por vezes interrompendo a brincadeira para ler "Éramos apenas crianças" sem entender o que significa. Verá sérvias lindas passando e muitos jovens se exercitando, afinal o parque tem um complexo esportivo excelente. Carregue consigo o livro "Magija Beograda" (A Magia de Belgrado), de Momo Kapor, que você verá que a magia de Belgrado realmente está ali.

Não deixe de visitar e frequentar esta joia de Belgrado!

#belgrado #tasmajdan

0 visualização
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

+381 60 417-8876

© 2020 por Bem-vindo à Sérvia.